Só mais um esforço

Só mais um esforço Vladimir Safatle


Compartilhe


Só mais um esforço





Só mais um esforço é uma reflexão sobre a vida política brasileira nas últimas décadas, à luz dos processos globais do capitalismo e do esgotamento das esquerdas.

A partir da experiência petista na Presidência, o professor de filosofia Vladimir Safatle demonstra como o lulismo foi o último momento do "grande modelo de conciliação" da esquerda com a democracia liberal. Para alcançar e manter o poder, os líderes outrora radicais optaram por recuperar uma das maiores fantasias nacionais: a da aliança das classes por meio do crescimento e do progresso. Foi assim que o conformismo tomou o lugar do conflito, e a reforma, o da transformação.

A análise de Safatle desemboca nesse "território em desagregação" que é o Brasil atual, quando o medo paralisa a ação política e um novo desafio se coloca: refundar urgentemente a esquerda.

Filosofia / Política

Edições (1)

ver mais
Só mais um esforço

Similares

(6) ver mais
O Mínimo Que Você Precisa Saber Para Não Ser Um Idiota
Contra Um Mundo Melhor
O Diabo na História
Pensadores da Nova Esquerda

Resenhas para Só mais um esforço (3)

ver mais
Para a esquerda, só mais um esforço
on 13/2/21


Trata-se de um manifesto da emergência de uma nova esquerda brasileira. Safatle apresenta certos impasses e esgotamento da esquerda. Para o filósofo, ela se limitou a reivindicar pautas de reconhecimento. Esse é um movimento de "compensação à inexistência de um discurso econômico de esquerda com clara força de transformação e com capacidade de implicar as classes empobrecidas" (p. 36). Entretanto, Safatle não quer deslegitimar essas pautas, como se não devêssemos lutar pela vida de gru... leia mais

Estatísticas

Desejam25
Trocam1
Avaliações 4.4 / 43
5
ranking 65
65%
4
ranking 23
23%
3
ranking 9
9%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

52%

48%

PH
cadastrou em:
12/09/2017 22:17:15
andre
editou em:
14/11/2018 19:28:44

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR