Só os Paranóicos Sobrevivem

Só os Paranóicos Sobrevivem Andrew S. Grove


Compartilhe


Só os Paranóicos Sobrevivem





SÓ OS PARANÓICOS SOBREVIVEM, de Andrew S. Grove

Sob a liderança de Andrew Grove, a Intel tornou-se o maior fabricante de chips a nível mundial, uma das empresas mais admiradas da América e a sétima empresa mais rentável da Fortune 500. É difícil atingir níveis de sucesso desta ordem, a menos que se possua um raro conhecimento da arte da gestão e se domine extraordinariamente o seu exercício.
Grove atribui muito deste sucesso à filosofia e à estratégia que nos revela em Só Os Paranóicos Sobrevivem - um livro único pela audácia de uma visão da gestão inteiramente nova, oferecendo ao leitor uma visão profunda do funcionamento interno de uma grande empresa.
A contribuição de Grove para a reflexão sobre a gestão consiste numa forma nova de avaliar o pesadelo que todos os líderes receiam - o momento em que mudanças massivas ocorrem e todas as apostas parecem perdidas. Os sucessos anteriores dissipam-se, destruídos por mudanças imprevisíveis que surgem como uma avalancha. Grove denomina estes momentos de pontos de inflexão estratégicos, tendo ele próprio atravessado vários. Os pontos de inflexão estratégicos podem ser despoletados por quase nada: megacompetição, mudanças inesperadas de regulamentações, ou uma aparentemente modesta inovação tecnológica.
Contudo, nas mãos de um líder atento, os pontos de inflexão estratégicos podem ser um trunfo. Geridos da forma certa, podem transformar-se numa força positiva, que ajudará a empresa a vencer e a emergir mais forte do que nunca.
Para se atingir este domínio sobre a mudança é necessário que se conheçam as suas propriedades por dentro e por fora. Grove lança as seguintes questões: quais as fases destes movimentos repentinos? A que fontes se pode recorrer de modo a prever os perigos antes deo problema surgir? Quando as ameaças abundam, como lidar com as emoções, com os calendários, com a própria carreira - bem como com os mais leais gestores e clientes, que quererão eventualmente refugiar-se na tradição?
Familiarizado com o risco, Grove examina o registo de sucessos e fracassos que ameaçaram a Intel e a forma como tem lidado com o ponto de inflexão estratégico trazido pela Internet. Fruto de uma vida de reflexão, Só Os Paranóicos Sobrevivem é um clássico contemporâneo das artes da liderança e da gestão.

Administração

Edições (1)

ver mais
Só os Paranóicos Sobrevivem

Similares


Resenhas para Só os Paranóicos Sobrevivem (0)

ver mais
Para gestores.
on 15/5/21


Livro obrigatório pra quem gerencia um negócio. Fácil e rápida leitura. Apesar de ser de 96 traz temas atuais de gestão e um pouco da historia da intel.... leia mais

Estatísticas

Desejam2
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.8 / 2
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

80%

20%

João gregorio
cadastrou em:
12/09/2018 08:54:12
Jefferson Sousa
editou em:
24/09/2019 22:33:49

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR