Sobrados e Mucambos

Sobrados e Mucambos Gilberto Freyre


Compartilhe


Sobrados e Mucambos





Em Sobrados e Mucambos, Gilberto Freyre analisa a decadência do patriarcado rural e o desenvolvimento do urbano, no período compreendido entre o final do século XVIII e a primeira metade do XIX.

Como Casa-grande & Senzala, a obra estuda o passado do povo brasileiro "através de seus estilos de residência e a sua influência sobre a vida e o caráter do mesmo povo", pois casa, no Brasil, é também, "como Gilberto Freyre demonstra em sua obra, escola, igreja, banco, partido político, hospital, casa comercial, hospício, local de diversão, parlamento, restaurante, e o que mais se queira", segundo a observação de Roberto DaMatta.

Por certo também teatro, no sentido usado por Calderón de la Barca - o grande teatro do mundo -, com os seus conflitos familiares, as práticas sexuais, o relacionamento de senhores e escravos, os raptos de iaiás, vaidades e orgulhos de famílias, muitas delas gabando-se de uma discutível pureza racial. Cenário ideal para a afirmação social do bacharel e do mulato, uma das características mais marcantes do período, de acelerada transformação social, em contraste com a época estudada em Casa-grande & Senzala, segundo Freyre "uma quase maravilha de acomodação".

A obra repete as mesmas deliciosas ousadias de estilo de Casa-grande & Senzala e utiliza os mesmos recursos de se documentar em fontes até então menosprezadas pelos estudiosos (velhos cadernos de anotações, livros de culinária, anúncios de jornais).

A versão definitiva de Sobrados e Mucambos, como a conhecemos, foi composta em duas etapas: o texto da primeira edição, lançada em 1939, e os "acréscimos substanciais" e cinco capítulos novos incorporados à edição de 1951.

A presente edição, em bela apresentação gráfica, ilustrada a cores, vem enriquecida com um excelente prefácio de Roberto DaMatta.

Edições (5)

ver mais
Sobrados e Mucambos
Sobrados e Mucambos
Sobrados e Mucambos
Sobrados e mucambos

Similares

(18) ver mais
Casa-Grande & Senzala
Ordem e Progresso
Nordeste
História Geral da Civilização Brasileira Vol 3

Resenhas para Sobrados e Mucambos (9)

ver mais
Fascinante, sem igual
2 weeks, 3 days ago


Sem dúvidas o melhor livro que eu já li nos últimos tempos. Um retrato detalhado, preciso e certeiro da ruptura e queda do patriarcalismo brasileiro escrito pelo (eu considero) maior intelectual que este país já teve. Sociologia, história, curiosidades e análises incríveis que todo brasileiro deveria conhecer. Não vejo a hora de poder ler a obra que o precede, Casa Grande & Senzala.... leia mais

Estatísticas

Desejam145
Trocam1
Avaliações 4.5 / 109
5
ranking 59
59%
4
ranking 32
32%
3
ranking 8
8%
2
ranking 1
1%
1
ranking 0
0%

46%

54%

Roger
cadastrou em:
25/07/2009 10:26:26

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR