Sobre a alma

Sobre a alma Aristóteles


Compartilhe


Sobre a alma (Coleção Folha Os Pensadores #17)





A filosofia, tal como concebida nas origens gregas, confundia-se com a metafísica, pretendia apreender a essência, indo além do que os sentidos, por serem oscilantes, mascaravam. Com Aristóteles, a desconfiança da observação cai por terra, enquanto a descrição e a organização tornam-se requisitos para a produção do conhecimento.

Mas como estudar, examinar e descrever um objeto impalpável, cuja forma é indeterminada, e a existência, duvidosa? Se a ideia de alma não era uma novidade para os gregos, o modo como Aristóteles acerca-se dela é, no mínimo, original.

Descrevendo a alma com a mesma técnica de precisão com que estudava uma cadeira, Aristóteles formula as bases da psicologia. A alma é definida a partir de seus efeitos, como a sensação, a percepção e a contemplação. Ela é também o princípio que insufla vida na matéria, nos animais e nos vegetais. Por fim, a alma habita o corpo, aproxima o sensível e o inteligível, funde as duas faces da mesma moeda.

Filosofia

Edições (1)

ver mais
Sobre a alma

Similares

(1) ver mais
Direito natural e história

Resenhas para Sobre a alma (1)

ver mais
on 28/8/22


A. discorre sobre o que é de fato a alma, a indivisibilidade dela ou não sobre o corpo material e sobre o movimento, desejo e imaginação.... leia mais

Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.5 / 6
5
ranking 17
17%
4
ranking 50
50%
3
ranking 17
17%
2
ranking 17
17%
1
ranking 0
0%

45%

55%

Roberta
cadastrou em:
11/02/2022 15:31:06
Albert
editou em:
01/06/2022 18:55:52

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR