Sobre a China

Sobre a China Henry Kissinger


Compartilhe


Sobre a China





Lançando mão de relatos históricos e de suas conversas com os principais líderes chineses durante os últimos quarenta anos, o autor examina como a China abordou a diplomacia, a estratégia e a negociação através de sua História, e reflete sobre as consequências do seu crescimento acelerado para a balança do poder no século XXI.

Durante séculos, a China raramente encontrava outras sociedades com tamanho e sofisticações comparáveis; ela era o "Império do Meio", e tratava as regiões periféricas como Estados vassalos. "Como tantos visitantes ao longo dos séculos, passei a admirar o povo chinês, sua persistência, sua sutileza, seu apego à família, bem como a cultura que os chineses representam", conta Kissinger.

Henry Kissinger esteve na China por mais de 50 vezes durante o período - há cerca de 40 anos - em que foi enviado pelo então presidente norte-americano Richard Nixon para restabelecer as ligações com o país após 20 anos sem nenhum contato. "A motivação americana para a abertura era a de exibir diante de nosso povo uma visão de paz que transcendesse o sofrimento da Guerra do Vietnã e o panorama ominoso da Guerra Fria", explica um dos mais importantes estadistas do século XX.
Kissinger examina episódios-chave na política externa chinesa, da era clássica aos dias atuais.

Destaca também os trabalhos da diplomacia do país durante acontecimentos cruciais - primeiros encontros entre a China e as potências europeias modernas, a formação e o colapso da aliança sino-soviética, a Guerra da Coreia, a histórica viagem de Nixon a Pequim e as reformas implementadas por Deng Xiaoping que levaram ao surgimento de uma nova potência econômica. Baseando-se em sua extensa experiência pessoal com quatro gerações de líderes chineses, ele traz à vida figuras eminentes como Mao e Zhou Enlai, e revela como suas visões diferentes moldaram o destino da China moderna.

Edições (1)

ver mais
Sobre a China

Similares

(9) ver mais
Diplomacia
Ordem Mundial
O século XXI pertence à China?
A Sombra de Kissinger

Resenhas para Sobre a China (8)

ver mais
Diplomacia
on 14/3/21


Leitura interessantíssima, de ponta a ponta. Kissinger conta detalhes de 30 anos de relacionamento sino-americano e os esforços, dos inúmeros governantes, para encontrar o equilíbrio diplomátio entre duas nações com regimes absolutamente opostos.... leia mais

Estatísticas

Desejam55
Trocam1
Avaliações 4.5 / 77
5
ranking 61
61%
4
ranking 32
32%
3
ranking 6
6%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

58%

42%