Sobre a Liberdade

Sobre a Liberdade John Stuart Mill


Compartilhe


Sobre a Liberdade





John Stuart Mill (1806-1873), filho do filósofo e historiador James Mill, aos três anos iniciou seus estudos de grego, e em seguida os de latim, matemática e filosofia. Aos 11 anos, auxiliou o pai na revisão de sua importante obra sobre a história da Índia, e aos 13, por recomendação do próprio pai, deu início a seus estudos de economia, vindo a formar-se também em filosofia. Em 1858, John Stuart Mill tornou-se politicamente ativo, defendendo posições que à época eram controversas, como o direito de voto das mulheres, que só foi parcialmente conquistado, no Reino Unido, em 1918.

Sobre a Liberdade apresenta a defesa clássica do princípio da liberdade de pensamento e de discussão, da posição de que o Estado deve evitar ao máximo interferir na vida das pessoas, e foi muito influentetanto na filosofia política do século XX, como na própria política. É leitura fundamental para estudantes de filosofia, direito, sociologia, ciência política e para todos os que queiram pensar seriamente a relação enre governo e sociedade.

Edições (2)

ver mais
Sobre a Liberdade
Sobre a Liberdade

Similares

(9) ver mais
A Rebelião das Massas
As Raízes do Romantismo
Reflexões Sobre A Revolução Em França
Os Limites da Ação do Estado

Resenhas para Sobre a Liberdade (1)

ver mais
on 25/3/18


"Sobre a liberdade" representa, na trajetória intelectual de Mill, uma importante mudança discursiva: esse é o trabalho em que o autor mais se aproxima dos "acontecimentos" e propõe modalidades de intervenção. Isso é também fundamental para compreender o livro como algo muito mais amplo e complexo do que os enquadramentos simplistas como defensor do laissez-faire. Mill não rejeita o governo de plano, mas sim propõe quais as formas "adequadas" de seu funcionamento, apoiando sua particip... leia mais

Estatísticas

Desejam28
Trocam1
Avaliações 4.1 / 38
5
ranking 42
42%
4
ranking 32
32%
3
ranking 24
24%
2
ranking 3
3%
1
ranking 0
0%

65%

35%

Thiago Barreto
cadastrou em:
16/11/2011 22:58:52