Sobre Isto

Sobre Isto Vladímir Maiakóvski


Compartilhe


Sobre Isto (Coleção Leste)


Edição bilíngue




Um dos maiores nomes da poesia do século XX, conhecido como "Poeta da Revolução" por seu engajamento na construção da nova sociedade soviética, Vladímir maiakóvski foi também um grande poeta lírico. Publicado em 1923, Sobre isto é fruto de sua relação amorosa com Lília Brik, interrompida em dezembro de 1922 por uma briga entre o casal.
"Sem você, eu paro de existir", escreve Maiakóvski numa carta da época, desobedecendo o pacto de silêncio e separação que eles haviam estabelecido. Nos dois meses de afastamento, o poeta redige este que é um de seus poemas mais longos. Partindo da dor e da angústia da separação, Maiakóvski termina por abarcar e revisitar toda sua obra anterior, seus sentimentos e reflexões mais profundos sobre a revolução, o amor e o futuro, num voo lírico extremamente pungente.
Criticado à época por tratar de um tema individualista como o amor (o que explica o título cifrado - Sobre isto), o poeta defendeu a sua liberdade de criação nesta que considerou sua obra-prima e que deu origem, entre nós, à canção de Caetano Veloso interpretada por Gal Costa, "O amor".
Primeira tradução integral da obra no Brasil, a presente edição bilíngue conta ainda com apresentação, notas e estudo crítico de Letícia Mei, além das fotomontagens originais de Aleksandr Ródtchenko e de uma seleção da correspondência entre Maiakóvski e Lília Brik no período

Literatura Estrangeira / Poemas, poesias

Edições (1)

ver mais
Sobre Isto

Similares

(1) ver mais
Diário de um Homem Supérfluo

Resenhas para Sobre Isto (2)

ver mais
A obra-prima de Maiakóvski ou O amor como um crime perdoável
on 19/1/19


Escrito entre fins de 1922 e o início de 1923, Sobre Isto é considerado pela crítica (e pelo próprio poeta) a obra prima de Maiakovski. Tendo como tema principal o amor e dedicado a Lilia Brik, a grande musa do "Poeta da Revolução", de quem ele se encontrava separado após uma briga, este poema até então inédito no Brasil foi publicado há poucos meses pela Editora 34, com tradução primorosa de Letícia Mei e fotomontagens originais de Alexandr Rodchenko. O título "Sobre Isto" faz referê... leia mais

Estatísticas

Desejam50
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.6 / 13
5
ranking 62
62%
4
ranking 38
38%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

45%

55%

PH
cadastrou em:
19/09/2018 00:51:29
André
editou em:
03/10/2018 10:18:08