Sociedade de Risco

Sociedade de Risco Ulrich Beck


Compartilhe


Sociedade de Risco


Rumo a uma outra modernidade




Um dos mais agudos diagnósticos já feitos sobre os desafios da contemporaneidade, sociedade de risco tornou-se um clássico do nosso tempo, obtendo enorme repercussão tanto no meio acadêmico como entre o público leigo. Tal sucesso se deve à ousadia com que Ulrich Beck, um dos principais sociólogos alemães, interpreta a aliança entre capitalismo e desenvolvimento tecnológico.
A ideia central do livro é a de que vivemos hoje um momento de ruptura no interior da própria modernidade &mdash ruptura semelhante àquela que a modernização acarretou para as práticas feudais, provocando o surgimento da civilização industrial. Já a presente ruptura não implica o fim, mas antes uma reconfiguração da sociedade moderna, que assume novos contornos e se transforma no que o autor denomina "sociedade (industrial) de risco".
O advento dessa nova modernidade opera mudanças radicais na política, na economia e no comportamento, na medida em que a produção social de riquezas se faz acompanhar, cada vez mais, de uma produção social de riscos &mdash da instabilidade dos mercados às catástrofes ambientais e ao terrorismo.

Filosofia

Edições (1)

ver mais
Sociedade de Risco

Similares

(12) ver mais
A Constituição da Sociedade
Introdução à Teoria dos Sistemas
Modernização Reflexiva
O decrescimento: entropia, ecologia, economia

Resenhas para Sociedade de Risco (1)

ver mais
Sociedade de Risco - Becker
on 22/2/17


Se na alvorada do Séc XX o elemento central em torno do qual a sociedade foi pensada, repensada e discutida era “o capital”, no alvorecer do Séc XXI o elemento fundamental sobre o qual as considerações sociológicas, econômicas e políticas precisam se voltar é o MEDO. É a partir desta conclusão que Ulrich Beck constrói, em “Sociedade de Risco - Rumo a uma outra modernidade” uma explanação muito rica acerca das mudanças na passagem da Modernidade Clássica para Modernidade Tardia, Pós... leia mais

Estatísticas

Desejam23
Trocam1
Avaliações 4.1 / 33
5
ranking 33
33%
4
ranking 52
52%
3
ranking 15
15%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

42%

58%

PH
editou em:
11/08/2015 19:29:50