Sociologia da esperança

Sociologia da esperança Henri Desroche


Compartilhe


Sociologia da esperança (Coleção sociologia e religião)





É possível uma sociologia da esperança?
Por muito tempo a esperança - dimensão fundamental da aventura humana - ficou relegada, nos seus vários matizes e expressões, ao rol das vacuidades e fantasias próprias de épocas pré-científicas. A Teologia fez dela um de seus grandes temas. Péguy a reputava a virtude mais prestigiosa. Hoje pode-se vê-la com os olhos do cientista. Ela pode ser a ponte mediadora de um diálogo fecundo entre Teologia e Sociologia. Nesta obra o tema é estudado com acuidade, rigor científico e com certa emoção. Seria um sonho vão, ilusório, expressão acabada de uma alienação? Não, dirá o Autor. É força que sustenta aspirações, energia que move montanhas, ação política que coloca a imaginação no poder. E empurra a sociedade para além de si mesma.
Henri Desroche, ao mostrar os limites de uma sociologia fria e circunspecta para analisar sociedade cálidas, efervescentes e contestatárias, deixa implícita uma exigência: para entendê-las importa menos a validade racional de uma explicação que o poderio mobilizador e animador de seu onirismo. Há uma proposta política manifesta neste livro. É o convite apaixonado a não transformar os "sonhos" sociais - brotados no solo real da própria vida social - em dogmatismos estéreis ou instituições banalizantes, burocratizantes e domesticadoras.

Religião e Espiritualidade / Sociologia

Edições (1)

ver mais
Sociologia da esperança

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

50%

50%

Eder-
cadastrou em:
16/02/2019 00:14:33
Gabriel Henrique
editou em:
14/08/2022 22:04:33

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR