Socorro! Polícia!

Socorro! Polícia! Amanda Ribeiro...


Compartilhe


Socorro! Polícia!


Um Quadrinho Sobre o que a Pm Sofre e o que Sofremos com Ela




Um em cada três brasileiros tem medo da Polícia Militar. Mas por que essas pessoas não se sentem seguras perto de um policial fardado?

Os jornalistas Amanda Ribeiro (Folha de S.Paulo) e Luiz Fernando Menezes (Aos Fatos) ficaram um ano tentando responder a essa pergunta. Entrevistaram dezenas de policiais militares e especialistas em segurança pública, leram livros e artigos sobre o assunto e exploraram pesquisas e bancos de dados sobre a instituição.

Tudo isso os levou a descobrir que a questão é muito mais complexa do que parece. Por um lado, a polícia faz execuções sumárias, usa violência desmedida e abusa da autoridade, mas por outro ela sofre com uma estrutura institucional sucateada, baixos salários e falta de segurança.

Em meio a tudo isso, surgiram outros questionamentos. Será que o que a televisão e os jornais mostram é de fato a realidade policial? Seria a tão falada desmilitarização um caminho viável? E a justiça, o controle de fronteiras, a taxa de desemprego e a educação? Elas também não interferem na segurança pública brasileira?

Socorro! Polícia! é uma reportagem em quadrinhos que não tira conclusões. Seu objetivo é mostrar o quão problemática é a situação e que não existem soluções rápidas. Mas uma coisa fica clara, não se pode culpar o policial, pois ele é um dos que mais sofre com a Polícia Militar.

HQ, comics, mangá / Não-ficção

Edições (1)

ver mais
Socorro! Polícia!

Similares


Resenhas para Socorro! Polícia! (2)

ver mais
Jornalismo em quadrinhos não é só Joe Sacco
on 19/5/18


Baita reportagem em quadrinhos sobre a atuação da PM no Brasil. Além de ter ótimo conteúdo jornalístico, é uma crítica atualíssima. Trabalho de conclusão de curso de dois jornalistas cujos nomes ainda vão ser GRANDES :)... leia mais

Estatísticas

Desejam15
Trocam1
Avaliações 4.5 / 19
5
ranking 68
68%
4
ranking 26
26%
3
ranking 5
5%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

62%

38%

L F Menezes
cadastrou em:
17/04/2018 18:08:30
Gláucia
editou em:
14/06/2018 13:05:48