Solo de clarineta

Solo de clarineta Erico Verissimo


Compartilhe


Solo de clarineta #1


Memórias




Influências, infância, viagens, política, literatura: a vida de Erico Verissimo em dois volumes de memórias que se lêem como romance. Os volumes apresentam uma cronologia que cruza dados biográficos da família Verissimo com a vida dos personagens das obras mais famosas do autor.

Solo de clarineta é uma obra múltipla: reflexões de um escritor sobre sua ficção e a arte literária, testemunho de um período da história brasileira e mundial, e retrato de uma família que parece tirado de um romance.

O leitor mergulha no caldo da matéria-prima de onde brotou a obra do autor de O tempo e o vento nos dois volumes que revelam a trajetória da família Verissimo, desde Erico garoto, passando pela decadência econômica da família, pela luta da mãe para manter os filhos com o trabalho de modista, pelas leituras de um menino à sombra de uma ameixeira-do-japão, até a consagração de Erico Verissimo como um dos escritores mais importantes da literatura brasileira.

O primeiro volume de Solo de clarineta (1973) segue da infância de Erico até a década de 1950, quando Dave Jaffe pede Clarissa, filha de Erico, em casamento. O segundo, que se abre com as bodas de Clarissa, registra as andanças do escritor pelos Estados Unidos e pela Europa. Inacabada, essa segunda parte foi organizada postumamente por Flávio Loureiro Chaves e publicada em 1976.

Nessa edição, os volumes apresentam prefácio e apresentação inéditos, uma cronologia que cruza dados biográficos da família Verissimo com a vida dos personagens das obras mais famosas de Erico, e um caderno com fotos, manuscritos e desenhos.

Biografia, Autobiografia, Memórias / Literatura Brasileira

Edições (9)

ver mais
Solo de clarineta
Solo de Clarineta
Solo de Clarineta
Solo de Clarinete

Similares

(2) ver mais
Solo de clarineta
Guerra em surdina

Resenhas para Solo de clarineta (4)

ver mais
on 6/7/23


Ainda me lembro do choque que tive na primeira vez que abri um livro de Érico Veríssimo. Como algo tão bom já havia sido escrito e eu ainda não lera? O primeiro volume de Solo de Clarineta, uma espécie de autobiografia que também traz apontamentos de seus outros romances - incluindo Clarissa - é uma incursão na vida pregressa do autor em que ele comenta sua infância, suas influências literárias e por fim a ideia de que a literatura brasileira poderia ser mais. São mais de trezent... leia mais

Estatísticas

Desejam49
Trocam6
Avaliações 4.1 / 240
5
ranking 40
40%
4
ranking 40
40%
3
ranking 16
16%
2
ranking 3
3%
1
ranking 1
1%

27%

73%

Nina - Não Quero Trocar Livros
cadastrou em:
29/10/2009 15:00:10
Ariela
editou em:
30/12/2022 11:33:14

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR