Somnium 109

Somnium 109 Ademir Pascale


Compartilhe


Somnium 109





SOMNIUM é uma publicação oficial on-line do CLFC - Clube de Leitores de Ficção Científica - Brasil (www.clfc.com.br) SOBRE A EDIÇÃO 109, julho de 2014: Ela completará 85 anos em 21 de outubro. Ursula Kroeber Le Guin , a autora que tão bem retrata em seus escritos a pluralidade de ideias e visões de realidade, enxergando e descrevendo com naturalidade o caráter multifacetário da sexualidade e dos credos políticos, filosóficos e religiosos. Por intermédio de sua escrita elegante e criativa, Le Guin muitas vezes nos conduz a comunidades e/ou situações utópicas, nelas inserindo aspectos antagônicos que nos convidam a refletir sobre as sociedades reais. Implícita nas tramas tecidas por nossa homenageada, a incansável (e admirável) busca pela compreensão, respeito e cooperação entre os seres. Ursula é uma colecionadora de prêmios literários e convites para palestras, uma mestra das letras que continua arrebanhando fãs ao redor do mundo.
Então... Como não homenageá-la em suas Bodas de Girassol com a vida, com este mundo repleto de criaturas que ela sente prazer em analisar e que compreende tão bem?
Ursula Le Guin será aqui homenageada pelos seguintes textos (e respectivos autores): Mulheres sabem escrever: como Ursula Le Guin transformou o papel feminino na literatura de gênero (Cláudia Fusco); Le Guin — Dados Biográficos (João Campos); Verdade é uma questão de imaginação: devir, rizoma e A mão esquerda da escuridão (Luana Barossi); Os Despossuídos, um dos clássicos da FC (Dario Andrade); Resenha: Floresta é o Nome do Mundo (Edgar Indalecio Smaniotto); Do Outro Lado do Sonho, uma crítica (Marcello Simão Branco); Reflexão sobre o conto “The Ones Who Walk Away From Omelas” (Luís Filipe Silva); Resenha: Expulsos da Terra (Ricardo Guilherme dos Santos).
A homenagem a Le Guin será precedida pelos tradicionais contos de autores nacionais. Nesta edição, teremos trabalhos de Ademir Pascale, Alexandre Santos Lobão, B. B. Jenitez, Cláudio Villa, Frodo Oliveira, Lúcio Manfredi, Ricardo França e Tibor Moricz. Façamos uma breve apresentação destes trabalhos:
• Variável da Imponderabilidade (Tibor Moricz): Em um futuro no qual a distância que separa as classes sociais é levada a extremos e as mulheres são destituídas dos mais básicos direitos, um político experiente busca ser reeleito. Ele está confiante em uma nova vitória, mas... E se houver um segundo turno?
• Projeto Mulah de Tróia XDII (B. B. Jenitez): Encerrando um ciclo da série PMT, este conto passeia pelo complexo labirinto mental do protagonista, no interior do qual temas científicos e questões existenciais mesclam-se a bem-humoradas alusões a autores, obras e premiações em múltiplos universos (até o Prêmio Argos foi lembrado!).
• Reprodutores (Frodo Oliveira): Uma mulher abre as portas de sua casa para uma espécie de profissional do sexo. Assim que se veem, ambos se admiram e compartilham uma romântica sensação de dèja-vu. Há um segredo escondido em suas mentes, uma trama da qual foram vítimas e que tentarão desvendar.
• Finalidades e Destinos de Acervos Ocultos (Ricardo França): Mortes, mistério e ação numa expedição ao berço da civilização. A exploração resulta na descoberta de um artefato que alberga energias incomensuráveis, uma joia cobiçada que coloca em risco a integridade física do cientista que a encontrou.
• Asas (Alexandre Lobão): Martelli está diante de uma aposentadoria precoce e compulsória. O motivo é a chegada do DT-Eye, uma IA capaz de solucionar crimes com incrível rapidez e que substituirá todos os investigadores de sua Unidade. A menos, é claro, que o obstinado protagonista consiga provar que o cérebro humano ainda pode superar as inteligências artificiais.
• A Esfera (Ademir Pascale): Antes da formação de nosso Universo, seres muito avançados em conhecimentos e tecnologias já habitavam outros rincões. Verdadeiros deuses, dentre os quais se destacava o deus-menino Ramurak. Uma criança e seu brinquedo, ambos muito além de nossa capacidade de compreensão.
• A Captura da Capitã Escarlate (Cláudio Villa): Ação e aventura numa trama de piratas. A corsária Colleen pode estar em sérios apuros. O motivo: o temido Farid Al Mithal teria partido em seu encalço e, ao que parece, conseguira capturá-la. Mas... Seria assim tão fácil subjugar a famosa Capitã Rosa Escarlate?
• A Chave do Conhecimento (Lúcio Manfredi): A bela manhã contrasta com o desânimo de João Ricardo, recém-despertado de mais uma noite intranquila. Ele tenta compreender o mundo e sua ruína pessoal. O corpo está exausto, mas a mente, questionadora, trabalha incansavelmente. Está à procura de respostas, necessita obter explicações. Uma jornada em busca de conhecimento.

Acredito que Le Guin, caso soubesse de nossa homenagem, ficaria feliz em participar desta edição, vislumbrando a enriquecedora possibilidade de compartilhar seus universos e aprender com universos estrangeiros. A troca, o aprendizado, o entendimento do Outro, do Diferente. A apresentação de pontos de vista bem estruturados, mas também a flexibilidade de dar boas vindas às convicções divergentes. Enfim, a Sabedoria.
“É da própria natureza da ideia a necessidade de ser comunicada: escrita, falada, realizada. A ideia é como a grama. Anseia por luz, gosta de multidões, prolifera por cruzamento, cresce mais para ser pisada.” (Os Despossuídos, Círculo do Livro, página 70).
A capa, produzida por Marcelo Bighetti (responsável também por todo o trabalho de diagramação interna e tratamento de imagens do Somnium), foi baseada na ilustração “City Angels”, uma criação do artista Frank Hong.

Edições (1)

ver mais
Somnium 109

Similares

(11) ver mais
Somnium 111
Somnium 101
Somnium 110
A Nave Espacial

Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.3 / 3
5
ranking 0
0%
4
ranking 33
33%
3
ranking 67
67%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

100%

0%

Ricardo
cadastrou em:
30/07/2014 12:25:06

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR