Sonetos Completos

Sonetos Completos Florbela Espanca


Compartilhe


Sonetos Completos


Ama-se quem se ama e não quem se quer amar




Antologia completa dos poemas da mais apreciada poetisa portuguesa – Florbela Espanca, publicados nas obras: “Livro de Mágoas”, “Livro de Sóror Saudade”, “Charneca em Flor”, “Reliquiae” e “O Livro Dele”

Compêndio poético da poetisa reunido por Guido Battelli num volume chamado Sonetos Completos, publicado pela primeira vez em 1934. Somente duas antologias, Livro de Mágoas (1919) e Livro de Sóror Saudade (1923), foram publicadas em vida da poetisa. Outras, Charneca em Flor (1931), Juvenília (1931) e Reliquiae (1934) saíram só após o seu falecimento.

É à poesia de Florbela, quase sempre em forma de soneto, que ela deve a fama e o reconhecimento. A temática abordada é principalmente amorosa. O que preocupa mais a autora é o amor e os ingredientes que romanticamente lhe são inerentes: solidão, tristeza, saudade, sedução, desejo e morte.

Florbela Espanca causou grande impressão entre seus pares e entre literatos e público de seu tempo e de tempos posteriores. Além da influência que seus versos tiveram nos versos de tantos outros poetas, são aferidas também algumas homenagens prestadas por outros eminentes poetas à pessoa humana e lírica da poetisa.

António José Saraiva e Óscar Lopes na sua História da Literatura Portuguesa dizem de Florbela que “foi uma das mais notáveis personalidades líricas isoladas, pela intensidade de um emotivo erotismo feminino, sem precedentes entre nós (portugueses)”.

Poemas, poesias

Edições (1)

ver mais
Sonetos Completos

Similares

(4) ver mais
Livro de Soror Saudade
Florbela Espanca
Obra Poética Completa
Reliquiae

Resenhas para Sonetos Completos (1)

ver mais
on 26/2/24


Escritos nas primeiras décadas do século XX, os sonetos de Florbela são a expressão poética da paixão sensual e da confissão feminina. Simultaneamente pujante e frágil, a poetisa revela, por vezes de forma egocêntrica e narcisista, uma feminilidade intranquila e insatisfeita, imersa na Dor e no Amor. Influenciada por poetas como António Nobre ou Antero de Quental, Florbela revelou-se pouco permeável aos grupos e movimentos literários da época e construiu uma estética própria, pautada p... leia mais

Estatísticas

Desejam2
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.3 / 21
5
ranking 45
45%
4
ranking 41
41%
3
ranking 14
14%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

23%

77%

Iris Figueiredo
cadastrou em:
08/11/2016 11:10:17
@rosilealove
editou em:
30/07/2018 21:49:56

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR