Sonetos Luxuriosos

Sonetos Luxuriosos Pietro Aretino


Compartilhe


Sonetos Luxuriosos (Coleção Má Companhia)





Escritos por volta de 1525, estes Sonetos luxuriosos de Pietro Aretino nasceram sob a chancela da clandestinidade. Sem papas na língua, o poeta satirizou os poderosos e a nobreza com tal vigor que era chamado de “o flagelo dos príncipes”. Despudoradamente erótico, estes poemas descrevem sem censura o universo labiríntico do desejo e são capazes de impressionar até os leitores mais desinibidos. Seu espírito livre e sua crítica desabusada valeram-lhe inimigos, e na ocasião do escândalo causado pela divulgação dos Sonetos luxuriosos o poeta teve de abandonar a corte papal e mudar-se de Roma para Veneza. Ali viveu como um potentado, honrado como o maior poeta italiano de seu tempo, num palácio à beira do Canal Grande, servido por uma corte de belas mulheres, as aretinas. Esse fausto era mantido pelos presentes e doações de reis, de príncipes e nobres de toda a Europa e mesmo do Oriente, atentos ao poder de seus escritos e, especialmente, à força destrutiva de suas sátiras.

Esta tradução do poeta e ensaísta José Paulo Paes - a primeira que se fez para a língua portuguesa - é fiel tanto ao espírito como à forma do original e reproduz com felicidade o vigor e a graça da luxúria de Aretino.

Poemas, poesias / Erótico / Literatura Estrangeira

Edições (3)

ver mais
Sonetos Luxuriosos
Sonetos Luxuriosos
Sonetos Luxuriosos

Similares

(7) ver mais
Coma de 4
Antologia da Poesia Erótica Brasileira
Não Há Nada Lá
Poesia Erótica

Resenhas para Sonetos Luxuriosos (2)

ver mais
Explícito!
on 14/5/21


Uma leitura ousada e muito bem articulada com versos nada tímidos rsrs. É pra ser lido com a mente aberta.... leia mais

Estatísticas

Desejam23
Trocam3
Avaliações 3.8 / 50
5
ranking 32
32%
4
ranking 30
30%
3
ranking 28
28%
2
ranking 10
10%
1
ranking 0
0%

45%

55%

Cardoso
editou em:
30/01/2018 20:35:24

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR