Sonhos em tempo de guerra

Sonhos em tempo de guerra Ngugi wa Thiong'o


Compartilhe


Sonhos em tempo de guerra


Memórias de infância




Um das principais vozes da literatura africana contemporânea e frequente cotado para receber o Prêmio Nobel de Literatura, Ngũgĩ wa Thiong'o revisita sua infância em Sonhos em tempo de guerra, primeiro volume de suas memórias. O escritor nasceu em 1938, em uma região rural do Quênia, durante a ocupação britânica. Seu pai era polígamo e a família, formada por quatro esposas e 24 filhos, era uma comunidade que experimentava as diversas mudanças provocadas pelo colonialismo.

Thiong'o mistura brincadeiras infantis e reflexões sobre o cenário político, como o hábito de contar histórias nas cabanas das mulheres de seu pai, a curiosidade de ouvir a experiência de um irmão que participou da Segunda Guerra Mundial, as brincadeiras com os filhos de donos de terra, e como essas relações mudam quando Thiong'o e seus irmãos passam a trabalhar nos campos. Com sutileza, o escritor compõe um cenário em transformação. Os cultivos tradicionais são substituídos pela produção escolhida pelos colonizadores, homens brancos aparecem nas plantações e crianças mestiças começam a nascer, mudando a composição das famílias.

Sonhos em tempo de guerra também explora a descoberta da paixão de Thiong'o pelas histórias, pelas palavras e o momento em que ele se dá conta de sua sede de aprender. Frequentar a escola pode ser algo sacrificante, que exige longas caminhadas e impõe a sensação constante de fome, mas que lhe oferece a oportunidade de aprender a ler, o que lhe permite conhecer muitas mais histórias.

Com um texto leve e envolvente, Thinog’o recorda momentos de descoberta infantil, como a primeira vez em que esteve em uma cidade e seu desejo de viajar de trem pela primeira vez. Suas observações se misturam com as lembranças de ataques da rebelião Mau Mau, que desafiou o domínio inglês defendendo a independência do Quênia.

O escritor tem uma visão complexa do impacto do colonialismo nos países africanos que se reflete em sua ficção. As memórias de Ngũgĩ wa Thiong'o são essenciais para compreender a formação do escritor e a postura crítica presente em sua ficção.

Biografia, Autobiografia, Memórias / Literatura Estrangeira

Edições (1)

ver mais
Sonhos em tempo de guerra

Similares

(10) ver mais
A Flecha de Deus
Meio Sol Amarelo
A paz dura pouco
O pomar das almas perdidas

Resenhas para Sonhos em tempo de guerra (12)

ver mais
Sonhos em tempo de guerra, de Ngugi Wa Thiong’o – Nota 9/10

Apesar de ser considerado um dos principais nomes da literatura africana contemporânea, nunca tinha lido nenhuma obra do autor. Resolvi começar por seu livro de memórias, especificamente memórias da sua infância e juventude. Thiong’o nasceu em uma região rural do Quênia, na década de 40, e foi criado com base nos costumes e tradições das gerações antepassadas. Sua mãe, uma figura extremamente presente ao longo da vida do autor, era a terceira das quatro esposas de seu pai. E é a ... leia mais

Estatísticas

Desejam143
Trocam2
Avaliações 4.2 / 185
5
ranking 45
45%
4
ranking 43
43%
3
ranking 11
11%
2
ranking 1
1%
1
ranking 0
0%

21%

79%

Francisco
cadastrou em:
12/06/2015 10:42:59
andre
editou em:
21/09/2019 17:32:59