Soteropolitanos

Soteropolitanos Matheus Peleteiro


Compartilhe


Soteropolitanos


Antologia




Neste tabuleiro soteropolitano não tem vatapá, caruru, mungunzá nem umbu pra ioiô. Os quitutes? Outros. São sabores de poesia, de prosa. Textos que dão e pedem o amor de iaiá. Contos feito coração da baiana com sedução, canjerê, ilusão, candomblé. Narrativas que parecem jurar por Deus e pelo Senhor do Bonfim: “quero você, leitor, inteirinho pra mim”. E o que se apresenta não é um amor fugaz, enganador. É um cardápio com assuntos que envolvem e encantam. Passam pela cruel pandemia destes tempos, por conturbadas relações familiares, difíceis relações de trabalho, complexidades do sexo, vidas sem teto, prostituição miserável, problemas escolares, amores desesperançados, solidões infinitas e outros tantos temas explorados dentro de casas, apartamentos, bares, praias e ruas de Salvador. Histórias com feições e sotaques da Bahia. Que fazem lembrar ritmos, canções e cadências de tantos outros grandes artistas baianos. Compassos de arte, de sedução, de chegadas e partidas.

Nos contos desta antologia, deste menu de histórias curtas, mas com densidade, o leitor encontra um clima em que os conteúdos trazem mensagens que nas linhas e entrelinhas transmitem intenções que cantam “tudo já fiz, fui até o canjerê, pra ser feliz, meus trapinhos juntar com você”. Aqui, o canjerê é o feitiço da literatura. Os trapinhos são os textos. Mas é só um jeito de dizer. Não são trapinhos, são finos tecidos forrando e vestindo as páginas com sentidos de vida. Com diferentes visões do mundo. Seduzindo o leitor. E não é apenas uma ilusão, como diz a letra da canção do mineiro Ary Barroso que também e tão bem cantou a Bahia em suas composições musicais.

Esta coletânea de textos evidencia a voz potente de escritoras e escritores com suas narrações ora doces, ora indigestas, mas sempre com a garra daqueles que estão bastante comprometidos com a arte de narrar.

Jorge Antônio Ribeiro - Escritor

Contos

Edições (1)

ver mais
Soteropolitanos

Similares


Resenhas para Soteropolitanos (5)

ver mais
Ótima coletânea de contos
on 18/1/21


Uma ótima coletânea de contos organizada pelo autor Matheus Peleteiro. Como todo livro desse estilo, há contos que funcionam melhor para cada perfil de leitor, e o importante é conhecer novos autores. Achei a seleção bastante plural e há histórias das mais diversas temáticas e gêneros literários. Recomendo para todos que queiram conhecer alguns dos autores contemporâneos de Salvador. Meus favoritos foram: - Desde que começamos a contar os mortos - Kátia Borges - Invasão de território ... leia mais

Estatísticas

Desejam1
Trocam1
Avaliações 4.5 / 11
5
ranking 64
64%
4
ranking 27
27%
3
ranking 9
9%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

30%

70%

Peleteiro
cadastrou em:
19/08/2020 00:52:45
Peleteiro
editou em:
27/08/2020 13:38:45