Sou dona da minha alma

Sou dona da minha alma Nadia Fusini


Compartilhe


Sou dona da minha alma


O segredo de Virginia Woolf




Virginia Woolf: da aventura da alma à essência da tragédia

Sou Dona da Minha Alma, da famosa anglicista Nadia Fusini, não é apenas a biografia de Virginia Woolf, mas um erudito e envolvente relato que, como ressarcimento à inexistente autobiografia da autora, apresenta a invenção da escrita da vida como uma aventura da alma.

A autora dá vida ao diário de Virginia Woolf, aos seus romances, às cartas e aos fragmentos de memórias, recriando, assim, todo o mundo ao redor dela: da Kensington natal, vitoriana e burguesa à vida nova no bairro boêmio de Bloomsbury; da batalha feminista ao pacifismo às posições revolucionárias sobre a literatura, a arte, a ética.

Virginia Woolf foi uma mulher inconstante ao máximo: depressiva, apaixonada pela existência. Na busca eterna pelo conhecimento ativo da alma, utilizou a literatura como uma forma de catarse. A fim de se autoconhecer e decifrar, criou os personagens como seus duplos, seus sósias.

No final, não aguentou a pressão de ser ela mesma, de viver como vivia, teve um colapso nervoso, encheu os bolsos de pedra e entrou num rio perto de sua casa.

Há um drama psicológico, uma angústia de viver, e Fusini mostra que a autora não cabe em seu próprio corpo: Woolf transborda, as palavras nascem machucadas, cheias de dor e verdade. Exatamente por esses motivos, uma das mais importantes características da literatura de Virginia Woolf é o fluxo de consciência – os monólogos internos dos personagens, quebrando o espaço-tempo, brincando com passado e presente, como se tudo fosse colocado no papel sem travas e limites. São descarregos da alma, vômitos da consciência, e, por isso, profundos, verdadeiros, viscerais e sem cortes.

Nadia Fusini apresenta um texto muito parecido com o de Woolf: difícil, mas profundo. Uma leitura inteligente. Impossível apenas correr os olhos, é preciso mergulhar.

Edições (1)

ver mais
Sou dona da minha alma

Similares

(3) ver mais
Mulheres que não sabem chorar
Vanessa e Virginia
Rumo ao Farol

Resenhas para Sou dona da minha alma (3)

ver mais
Sou Dona da Minha Alma - Virginia Woolf por Nadia Fusini
on 21/8/10


"Apenas a autobiografia é literatura, os romances são a casca e, ao final, chega-se ao caroço: ou eu, ou você." Virginia Woolf Como a própria autora, Nadia Fusini, afirma, “biografias sobre Virginia Woolf existem muitas”, então, quem ousa escrever sobre ela deve saber muito bem o que está fazendo, porque a história de Virginia Woolf é naturalmente muito interessante: uma adolescente órfã, uma vida dividia com a irmã, sem regras, o grupo Bloomsbury, a loucura, a quase morte, o casament... leia mais

Estatísticas

Desejam57
Trocam1
Avaliações 4.1 / 56
5
ranking 45
45%
4
ranking 30
30%
3
ranking 23
23%
2
ranking 0
0%
1
ranking 2
2%

16%

84%

Naty
cadastrou em:
27/06/2010 20:29:18