Sra. Fragrância Primaveril

Sra. Fragrância Primaveril Sui Sin Far


Compartilhe


Sra. Fragrância Primaveril


Mrs. Spring Fragrance (1912)




Sra. Fragrância Primaveril
Empatia. Esta é a principal palavra para obra de Sui Sin Far, pseudônimo de Edith Maude Eaton (1867-1914). Nela, a autora retrata a vida dos imigrantes chineses durante o período da Chinese Exclusion Act (Lei de Exclusão dos Chineses), que, em 1882, proibiu a entrada de trabalhadores chineses nos Estados Unidos e atribuiu pela primeira vez ao poder federal daquele país a capacidade de definir a política migratória nacional — essa proibição vigorou até 1943. Foi exatamente nesse período que Sui Sun Far produziu uma obra onde esse grupo de imigrantes é apresentado em toda sua complexidade e em meio às mais diversas tensões raciais, religiosas e socioeconômicas. Os chineses desse romance são uma força necessária à economia local, mas ao mesmo tempo sofrem preconceito por seus costumes e origem. Suas tradições chocam-se com as da sociedade progressista californiana. Assim, Sui Sin Far aborda as diferenças culturais, de gênero, as lutas sociais e, surpreendentemente, aponta e ilumina recantos da alma humana além das diferenças físicas. Temas como a opressão feminina, a exploração sexual, o homossexualidade e outros, polêmicos até hoje, já se fazem presentes em seu trabalho.

Um fluxo migratório em grande escala, como foi o dos chineses nos Estados Unidos entre o final do século 19 e começo do 20, muita vez pode resultar em um confrontamento entre culturas e classes sociais. Há chineses pobres discriminados por chineses ricos, mulheres chinesas oprimidas por maridos chineses tradicionalistas, homens brancos casados com mulheres chinesas e vice-versa, crianças mestiças cujo preconceito já está reservado para o futuro. A bondade e a crueldade não são predicados de uma ou outra etnia: o ser humano, em seu âmago, é igual em suas virtudes e falhas.

De maneira sublime somos apresentados ao modo de pensar e agir de uma outra cultura. A maneira gentil, humana e inteligente como a Sra. Fragrância Primaveril contorna problemas de parentes e amigos é um exemplo da sutileza oriental em face à rudeza ocidental.

Edith Maude Eaton foi uma das precursoras do multiculturalismo com sua obra Sra. Fragrância Primaveril. Ela mesma era filha de pai americano e mãe chinesa. Por isso, é considerada a primeira descendente a escrever sobre a condição sociocultural dos imigrantes chineses na América. Nessa coleção de contos publicados originalmente em dezenas de revistas e compilados em 1912, Sui Sin Far analisa de maneira delicada e real as mazelas da convergência de dois povos tão diferentes na região da Califórnia.

Título original: Mrs. Spring Fragrance (1912)

Literatura Estrangeira

Edições (1)

ver mais
Sra. Fragrância Primaveril

Similares

(2) ver mais
Sra. Spring Fragrance
Contos de crianças chinesas

Resenhas para Sra. Fragrância Primaveril (4)

ver mais
on 27/6/22


A autora faz uma reunião de relatos sobre imigrantes chineses se estabelecendo nos Estados Unidos no final do século 19 e no inicio do século 20. São apresentados vários tipos de histórias que ilustram a complexidade desse momento histórico, a maioria narra conflitos das duas culturas e a maneira que cada um se sente e se porta diante dessa tensão. Muitos tentam manter seus lares tradicionalmente chineses e seus negócios americanos, alguns se americanizam totalmente, alguns deixam de l... leia mais

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.1 / 12
5
ranking 42
42%
4
ranking 42
42%
3
ranking 17
17%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

17%

83%

Ila_lu
cadastrou em:
24/08/2021 01:12:23
Ila_lu
editou em:
29/05/2022 12:39:09

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR