Story

Story Robert Mckee


Compartilhe


Story


Substância, Estrutura, Estilo e Os Princípios da Escrita de Roteiros




Diferente de outros livros, Story é sobre forma, não fórmula. Empregando exemplos de mais de cem filmes, Mckee usa uma filosofia que vai além das regras rígidas para identificar os elementos mais elucidativos que distinguem estórias de qualidade das outras. Começando com definições básicas - o que é um beat? Uma cena? Uma seqüência? O clímax de ato? O clímax do filme?

McKee não apenas desvenda os mistérios da estrutura padrão de três atos, mas desmistifica estruturas incomuns como as de dois, sete e oito atos. Expõe as limitações de cada gênero, ressaltando a importância do tema, ambiente e atmosfera, e enfatiza a diferença de personagem versus caracterização. Recheado com exemplos de filmes como "Casablanca" e "Chinatown", Story disseca cenas clássicas, guiando-nos passo a passo para revelar não somente como uma cena funciona, mas por que ela funciona. Indo além dos fundamentos da composição para os valores duradouros e conflitos que separam os clássicos do clichê.

Edições (3)

ver mais
Story
Story
Story

Similares

(36) ver mais
Roteiros e criação de personagens
Como Escrever Diálogos
A jornada do escritor
Como Escrever Séries

Resenhas para Story (12)

ver mais
on 23/2/14


Este é um dos poucos livros que me fez ter vontade de anotar nas margens, especialmente para gravar minhas contestações às ideias do autor. Mas a verdade é que não é concordar com suas ideias que faz um livro ser importante. Aprendemos mais com o contraditório (mesmo que morrendo de raiva). Digo isso porque em muitos momentos o livro choca os leitores que têm uma visão "artística" da escrita e do roteiro de cinema. Mesmo sendo um amante de autores como Bergman (e ele usa seus textos... leia mais

Estatísticas

Desejam343
Trocam3
Avaliações 4.5 / 306
5
ranking 64
64%
4
ranking 28
28%
3
ranking 7
7%
2
ranking 1
1%
1
ranking 0
0%

55%

45%

JLM
cadastrou em:
08/01/2009 02:00:27
Andy
editou em:
25/02/2015 22:32:16