Suicide Note

Suicide Note Mitchell Heisman


Compartilhe


Suicide Note





Suicide Note discute transumanismo, história, religião, morte, niilismo e outras questões de ordem filosófica, em um tom alternadamente acadêmico e sarcástico. Sua tese central é a de que a vida é fundamentalmente sem sentido, que não há base para uma escolha pela vida ao invés da morte, um pensamento que Heisman consumou na escadaria do Memorial Church, igreja nova-iorquina.

Heisman inicia sua carta de suicídio apontando que a futura repressão de sua obra será a comprovação da veracidade de sua hipótese sobre liberdade de expressão. Ele então sugere ao leitor que discuta suas conclusões como modo de testar a alegação tradicional de total defesa da liberdade de expressão no sistema liberal democrático contemporâneo, o qual é a pedra angular deste sistema político. Heisman então parte para uma explicação do objetivo de seu trabalho: demonstrar a origem da democracia liberal no conflito étnico entre os conquistadores normandos e os dominados anglo-saxões na Inglaterra do século XI.

Naquilo que denominou como “experimento de niilismo”, o autor questionou o que chama como prejuízo irracional da vida contra a morte; ele recorre a uma ideia de eliminar aquilo que denominou como “viviocentrismo”, que nada mais é do que a glorificação da vida sobre a morte a qual a maioria das pessoas se apega.

Heisman não acreditava na racionalidade de qualquer coisa, tampouco de seus próprios instintos. Sua falta de crença o conduziu a conclusão de que não existem valores inerentes em nada, nem mesmo nos valores em si, logo, o valor da vida que a maioria das pessoas possui é algo infundado. A vida não possui nenhum valor inerente e, com efeito, não há um motivo para escolher a vida ao invés da morte. E, como cada valor é fundado na vida em si, confrontar cada um ao desejar a morte é o método correto para atingir a verdade sobre haver algo realmente importante na vida, qualquer coisa que racionalmente valha a pena ser vivida.

Filosofia / Psicologia

Edições (1)

ver mais
Suicide Note

Similares

(3) ver mais
O Mundo como Vontade e como Representação
As ondas
O Pássaro Pintado

Estatísticas

Desejam2
Trocam1
Avaliações 5.0 / 1
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

27%

73%


cadastrou em:
11/12/2015 18:34:39

editou em:
12/12/2015 18:43:38

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR