Suítes Imperiais

Suítes Imperiais Bret Easton Ellis


Compartilhe


Suítes Imperiais





Vinte e cinco anos depois do surgimento do clássico cult Abaixo de Zero, o universo inaugural de Bret Easton Ellis está de volta. Suítes Imperiais, a mais recente obra do escritor californiano, retoma os personagens de seu romance de estreia. Os jovens ricos enredados num mundo de sexo, drogas e violência - que dizia muito sobre os anos 80 – agora têm o dobro da idade e são profissionais bem-sucedidos da indústria do entretenimento. Mas continuam mergulhados em promiscuidade, desencanto e violência.

Abaixo de Zero, lançado originalmente em 1985, tornou-se rapidamente o ícone da vertigem pelo vazio de toda uma geração. Arrebanhou uma legião de fãs, e alçou Easton Ellis, com apenas 21 anos de idade, à categoria de talento precoce e autor de um dos livros mais marcantes de sua geração. O romance foi transformado em filme em 1987, com direção de Marek Kanievska e Robert Downey Jr. num dos papéis principais.

No livro de 1985, Clay, Julian e Blair são três amigos recém-saídos da faculdade, que experimentam uma rotina de vícios, sexo e vazio existencial, numa narrativa hiper-realista. Em Suítes Imperiais, Clay é agora um roteirista de sucesso, que está de volta a Los Angeles após uma temporada em Nova York. Vai começar a rodar o seu novo filme em breve, mas, enquanto isso, passeia pelo seu antigo círculo de amizades, numa jornada infinita de festas e eventos. Sua ex-namorada, Blair, está casada com Trent, um influente produtor de cinema. Julian está tentando se recuperar do vício das drogas e do álcool, e tem uma aura de mistério ao ser redor.

Narrador do romance, contado em primeira pessoa, Clay está atordoado por uma paranoia. Sente-se vigiado, o perigo à espreita. Ora é um Jeep azul que o persegue, ora são os objetos de seu apartamento no Doheny Plaza que parecem ter mudado de lugar. A situação piora quando ele conhece Rain Turner, uma jovem atriz de pouco talento que faria de tudo para conseguir um papel em seu filme, e por quem Clay fica obcecado.

Uma rede de prostituição de adolescentes, casos múltiplos entre os personagens, assassinatos, espancamentos e ameaças redesenham, no dia a dia de Clay, o clima noir que já havia sido elogiosamente apontado em Abaixo de Zero. Uma atmosfera de suspense que ganha sofisticação ao se aproximar do jogo metaficcional. Quem redige o roteiro desse salto sobre o vazio, afinal? “Fizeram um filme sobre nós. O filme se baseava num livro escrito por um conhecido nosso”, diz Clay, nas duas primeiras frases do romance, insinuando um jogo que se mantém vivo – e eficaz – até a última página.

Literatura Estrangeira

Edições (1)

ver mais
Suítes Imperiais

Similares

(5) ver mais
Abaixo de Zero
Less Than Zero
Less Than Zero
Less Than Zero

Resenhas para Suítes Imperiais (7)

ver mais
Não foi dos melhores
on 30/4/21


Durante uma parte da leitura a trama me envolveu e fiquei curiosa para saber o desfecho da história, mas em certo ponto ficou monótono. A sensação de apatia e desesperança dos personagens chega a afligir e perturbar. Não foi um dos melhores livros que li.... leia mais

Estatísticas

Desejam17
Trocam1
Avaliações 3.4 / 48
5
ranking 10
10%
4
ranking 40
40%
3
ranking 35
35%
2
ranking 10
10%
1
ranking 4
4%

62%

38%

strangrish
editou em:
25/05/2019 04:00:08

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR