É comum que consultores de marketing aconselhem o uso de blogs, e-mails virais, vídeos do YouTube, páginas do MySpace, anúncios no Google e web 2.0 para todas as empresas. Tem-se, com isso, a impressão de que, ao adotar essas ferramentas, o sucesso estará garantido. Na opinião do autor best- seller Seth Godin, entretanto, essas diversas opções do "novo marketing" são como aquelas coberturas de sorveteria. Numa metáfora, Godin afirma que, se você começar pelo sorvete, em seguida acrescentar granulado, cereja, calda de chocolate e chantilly, seu sundae ficará delicioso. Mas, se você começar com almôndegas em vez do sorvete, todas essas coberturas tornarão o sundae repugnante, desconexo, sem serventia. À medida que o marketing tradicional vai perdendo força, as novas ferramentas parecem irresistíveis. Nem sempre, porém, elas funcionam para marcas do tipo "almôndega", que podem ainda ser lucrativas, mas já não atraem o boca a boca. Sundae de almôndegas é o guia definitivo para as 14 tendências que nenhum profissional de marketing pode se dar ao luxo de ignorar, incluindo a nova matemática que diz que cinco mil pessoas que querem ouvir a sua mensagem valem mais do que cinco milhões que não querem.