Tempo de Mudança

Tempo de Mudança Robert Silverberg


Compartilhe


Tempo de Mudança


Coleção Argonauta 339




Tempo de Mudança -- A Time of Changes (1971) de Robert Silverberg -- Suponha-se uma civilização em que as pessoas nunca se referem a si próprias na primeira pessoa porque isso é o pior dos pecados, a última das vergonhas. Uma cultura em que ninguém pode dizer "eu" ou usar "me" e "mim"! Nem pode desnudar a quem quer que seja os seus pensamentos íntimos! As práticas linguísticas de uma cultura extraterrestre tão reprimida, tão acorrentada por um rigoroso apagamento pessoal, que todas as referências à própria pessoa são proibidas e têm de ser feitas eufemisticamente... A civilização que se desenvolveu sob o sol verde-dourado de Velada Borsthan é egoísta e brutal; o culto das convenções esconde a desumanidade. A linguagem é apenas um disfarce... Até que um terrestre se aproxima de Kinnal Darival e lhe entrega algo que é a mais terrível das armas; a arma que provocará a Mudança num mundo como aquele. O tema, o estilo, o intenso dramaticismo, explicam que "Tempo de Mudança" tenha sido distinguido com o tão cobiçado Prémio Nébula de 1972 para o Melhor Livro / Best Novel de Ficção Científica.
====
http://coleccaoargonauta.blogspot.com.br/2011/09/n-339-tempo-de-mudanca.html?m=1
====
[Wikipedia] A Time of Changes is a 1971 science fiction novel by Robert Silverberg. It won the Nebula Award for that year, and was also nominated for the Hugo and Locus Awards for in 1972.

The novel is set in a culture where the first person singular is forbidden, and words such as I or me are treated as obscenities or social errors. A powerful new drug enables protagonist Kinnall Darival to attain telepathic contact with others, and this sharing brings him the courage to lead a revolution against his repressive culture. The novel is presented in the style of an autobiography, written by Kinnall while he awaits impending capture and imprisonment for his cultural crimes.

The theme of I being a forbidden word is shared with Ayn Rand's 1938 novella "Anthem". However, Silverberg stated that he did not know of Rand's book until after his own was published, and that his aim in depicting such a society was completely different from hers.

Aventura / Distopia / Drama / Ficção científica / Literatura Estrangeira / Romance / Suspense e Mistério

Edições (1)

ver mais
Tempo de Mudança

Similares

(19) ver mais
Mergulho no Subconsciente
Este Mundo Perfeito
O Filho do Homem

Resenhas para Tempo de Mudança (1)

ver mais
E é óbvio o paralelo com o movimento hippie e as mudanças sociais dos anos 60.
on 12/9/14


Num futuro longínquo, a Terra está sem água e a humanidade está espalhada por toda a galáxia, em mundos colônias cada um com longas histórias de milhares de anos ou mais cada um com sua própria cultura. Um dos mundos mais estranhos é Borthan, onde os austeros colonizadores puritanos estabeleceram que a propriedade não deve existir, e que todos estão proibidos de revelar seus pensamentos ou sentimentos mais íntimos, uns aos outros crime punido com o exílio ou a morte. Em Borthan, as ... leia mais

Estatísticas

Desejam7
Trocam1
Avaliações 3.0 / 3
5
ranking 0
0%
4
ranking 67
67%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 33
33%

68%

32%

orffeus
cadastrou em:
15/03/2011 09:55:42
orffeus
editou em:
16/04/2017 22:30:50