Tempo Morto e Outros Tempos

Tempo Morto e Outros Tempos Gilberto Freyre


Compartilhe


Tempo Morto e Outros Tempos


Trechos de um Diário de Adolescência e Primeira Mocidade (1915 - 1930)




Tempo Morto e Outros Tempos ocupa um lugar singular na obra de Gilberto Freyre e na própria literatura brasileira. "É um livro marcante. No gênero nunca se fez coisa sequer semelhante em língua portuguesa", observa o próprio autor.
Redigido em forma de diário, a partir de 1915, quando o escritor tinha 15 anos, se estende até 1930, cobrindo todo o seu período de formação intelectual, da adolescência recifense aos anos de estudo nos Estados Unidos e as primeiras viagens à Europa.
Espécie de autobiografia juvenil, através do registro de reações íntimas, por vezes secretas, experiências mundanas, leituras, encontros com personalidades (algumas de influência decisiva no destino do escritor, como Oliveira Lima), é também, como todo documento memorialístico, o registro de uma época, seus hábitos e inquietações, problemas e esperanças, refletidos na vida particular do diarista, intercâmbio entre vida íntima e vida social.
O diário revela também, no adolescente curioso de vida, as primeiras inquietações com problemas sobre os quais, mais tarde, iria refletir de forma tão intensa, como o tempo, em suas várias coordenadas, o tempo cronológico, o tempo pessoal, o tempo social. Uma surpresa agradável é verificar que o jovem, que mal se iniciava nas letras, se revelava um escritor de excelentes recursos, com um estilo anunciador do texto personalíssimo e brasileiríssimo de Casa-grande & Senzala.
Enfurnado durante muitos anos em um baú, com uma grande parte destruída pelo cupim, o texto foi resgatado sem alterações, selecionados os trechos que o autor, na maturidade, julgou mais significativo. Diante disso, o crítico norte-americano Stephen Greenblatt classifica o livro como autoconstrução, documento que permite observar um homem maduro revivendo sua juventude, o que garante a esse tempo morto uma vivíssima atualidade.

Biografia, Autobiografia, Memórias

Edições (1)

ver mais
Tempo Morto e Outros Tempos

Similares

(1) ver mais
Novo Mundo nos Trópicos

Resenhas para Tempo Morto e Outros Tempos (2)

ver mais
Para ler sem compromisso
on 4/3/13


"Tempo morto" é o tipo de livro que você compra, lê um pouquinho por vez, um pouquinho por dia. E acho que não poderia ser diferente. Como ler o diário de alguem do começo ao fim como quem lê um Romance ou um livro com sequência lógica de fatos? Sem falar que por ter uma escrita mais "relaxada" não contribui para uma melhora ou evolução do leitor neste sentido. É interessante, mas é um livro descompromissado. Vale pela curiosidade e pelas histórias da vida privada de um dos gran... leia mais

Estatísticas

Desejam9
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.3 / 3
5
ranking 33
33%
4
ranking 0
0%
3
ranking 33
33%
2
ranking 33
33%
1
ranking 0
0%

61%

39%

L. Roahny
cadastrou em:
15/03/2010 00:54:05
Drin.Pereira
editou em:
07/01/2017 14:38:26

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR