Tenda dos milagres

Tenda dos milagres Jorge Amado


Compartilhe


Tenda dos milagres





Sobre o pano de fundo da discussão das teorias raciais que infestaram os meios intelectuais brasileiros no começo do século XX, o escritor compõe uma história viva da cultura popular baiana e discute a reconstrução deturpada do passado pelos detentores do poder político, intelectual e econômico.

Na Tenda dos Milagres, na ladeira do Tabuão, em Salvador, onde o amigo Lídio Corró mantém uma modesta tipografia e pinta quadros de milagres de santos, o mulato Pedro Archanjo atua como uma espécie de intelectual orgânico do povo afro-descendente da Bahia. Autodidata, seus estudos sobre a herança cultural africana e sua defesa entusiástica da miscigenação abalam a ortodoxia acadêmica e causam indignação entre a elite branca e racista.
A história é contada retrospectivamente, em dois tempos. Em 1968, a passagem por Salvador de um célebre etnólogo americano admirador de Archanjo desencadeia um revival de sua vida e obra. Para a comemoração do centenário de nascimento do herói redescoberto, arma-se todo um circo midiático. Contrapondo-se a essa apropriação política da imagem de Archanjo, sua trajetória é narrada paralelamente como foi preservada na memória do povo: os amores, as polêmicas com os luminares da universidade, os confrontos com a polícia.
Ao contar a história desse herói complexo, também conhecido como "Ojuobá, os olhos de Xangô", Jorge Amado traça um painel da cultura negra baiana e de sua resistência contra a repressão violenta a que foi submetida nas primeiras décadas do século XX, resgatando e exaltando manifestações como o candomblé, a capoeira, os afoxés e o samba de roda.
Escrito em 1969, com a verve e a sensualidade habituais do autor, Tenda dos Milagres atesta seu amor à cultura afro-brasileira e seu humanismo radicalmente libertário. Foi adaptado com sucesso para o cinema, por Nelson Pereira dos Santos, e para a televisão, como minissérie da Rede Globo.
Além do posfácio do historiador João José Reis, a nova edição traz ainda cronologia e caderno de imagens com fotografias, ilustrações e capas de edições estrangeiras do romance.

Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Edições (17)

ver mais
Tenda dos Milagres
Tenda dos milagres
Tenda dos milagres
Tenda dos milagres

Similares

(34) ver mais
O País do Carnaval
Os tambores de São Luis
Educadores & alunos negros na primeira república
Estranha Bahia

Resenhas para Tenda dos milagres (134)

ver mais
"Uma reflexão sobre a formação da nacionalidade brasileira"

Escrito em 1969, "Tenda dos Milagres" é um romance "que mostra a importância da mistura e da luta contra o racismo no Brasil" nas palavras do próprio autor. A história acontece na virada do século XIX e nas primeiras décadas do século XX. O personagem principal, Pedro Arcanjo é um mestiço pobre que vive na periferia de Salvador. Ao lado de personagens tão cativantes como Lidio Corró e Zabela, desenvolve seus estudos sobre o sincretismo cultural e genético do povo da Bahia. Bedel da ... leia mais

Vídeos Tenda dos milagres (2)

ver mais
Tenda dos milagres, de Jorge Amado

Tenda dos milagres, de Jorge Amado

JUBIABÁ, OS PASTORES DA NOITE e TENDA DOS MILAGRES ? Jorge Amado (Atmosfera Literária)

JUBIABÁ, OS PASTORES DA NOITE e TENDA DOS MIL


Estatísticas

Desejam314
Trocam28
Avaliações 4.0 / 1.660
5
ranking 38
38%
4
ranking 34
34%
3
ranking 20
20%
2
ranking 6
6%
1
ranking 2
2%

29%

71%

Fernando
editou em:
21/05/2023 19:21:09

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR