Teologia do Novo Testamento

Teologia do Novo Testamento Leon L. Morris

Compartilhe


Teologia do Novo Testamento





Uma teologia do Novo Testamento não se traduz necessiamente sempre em termos usados pelos autores neotestamentários, mas está implícita no que escreveram, pois o que eles dizem sempre tem por base sua compreensão dos caminhos de Deus.

Precisamos ter em mente que os autores do Novo Testamento não estavam compondo tratados teológicos completos, mas concentrados nas necessidades dos cristãos aos quais se dirigiam. Seus escritos vieram como consequência da realidade que eles viviam e tornaram-se uma divisão eminente das Escrituras do primeiro século da igreja. Por isso, devem ser estudados à parte, com as seguintes perguntas em mente:

* O que esses escritos significam?
* Que teologia expressam ou subentendem?
* O que há de valor permamente neles?

É para perguntas como essas que Leon Morris se volta com grande talento didático e com a sensibilidade de um professor de enorme experiência. Ele não está escrevendo uma história dos tempos do Novo Testamento nem um relato da religião cristã da época. Ele parte do princípio de que os textos que formam o Novo Testamento vieram à lume para satisfazer as necessidades dos primeiros cristãos na vivência da fé. Mas não devemos nos apressar na conclusão de que eles constituem unicamente respostas para perguntas de então, como se fossem remédios providenciados no calor de uma emergência. Longe disso, Morris nos faz ver que há teologia por trás de todos os textos neotestamentários. Exatamente por encerrarem um profundo e amplo conteúdo teológico, devemos levar a sério as idéias que seus autores expressam ou pressupõem e que Leon Morris organiza com maestria e rigor pedagógico.

Edições (2)

ver mais
Teologia do Novo Testamento
Teologia do Novo Testamento

Similares


Estatísticas

Desejam8
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.8 / 5
5
ranking 20
20%
4
ranking 40
40%
3
ranking 40
40%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

81%

19%

Alberto M de Oliveira
cadastrou em:
28/06/2010 11:44:04