Teoria Positiva do Capital - Volume I

Teoria Positiva do Capital - Volume I Eugen von Böhm-Bawerk


Compartilhe


Teoria Positiva do Capital - Volume I


Teoria Positiva do Capital - Volume I - (Livros I - IV)




A chamada teoria austríaca do capital foi baseada no trabalho de Eugen von Boehm-Bawerk. Seu livro A Teoria Positiva do Capital (1889) 2 desencadeou uma controvérsia que dura até os dias de hoje.

Na visão da escola austríaca, o proceso económico se constitui na incorporação dos "fatores originais de produção" em bens de capital, de maior ou menor duração, que por sua vez produziriam valor ou utilidade, à medida em que fossem consumidos.

Entre a incorporação original do fator de produção e seu desfrute final no consumo decorre um intervalo de tempo chamado "período de produção".

Numa população em equilíbrio pode ser demonstrado que a população total ("estoque de capital") é igual ao número anual de nascimentos ou mortes ("renda") multiplicado pela longevidade média ("período de produção") . Portanto, quanto maior o "período de producão" maior será a será o número de "bens de capital" por unidade de "renda". Se o "periodo de produção" for constante, a "renda" dependerá exclusivamente do capital previamente acumulado. Isso contibuiu para mostrar os salários numa nova forma.

Infelizmente a utilidade prática da teoria de Böhm-Bawerk fica muito prejudicada pelo fato de que ela somente é válida em estados de equilíbrio. Os grandes problemas da teoria de capital são de caráter dinâmico e uma explicação baseada em comparações estáticas ajudam muito pouco para resolvê-los.

Edições (1)

ver mais
Teoria Positiva do Capital - Volume I

Similares


Estatísticas

Desejam4
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.0 / 2
5
ranking 67
67%
4
ranking 0
0%
3
ranking 33
33%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

83%

17%

Daniel
cadastrou em:
19/02/2010 18:37:05

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR