Teorias dos Movimentos Sociais

Teorias dos Movimentos Sociais Maria da Glória Gohn


Compartilhe


Teorias dos Movimentos Sociais


Paradigmas Clássicos e Contemporâneos




Este livro realiza um mapeamento dos paradigmas e teorias sobre os movimentos sociais, destacando os conceitos e as categorias utilizadas e localizando suas matrizes referenciais. Conclui-se que não há um conceito único sobre movimento social, mas vários conforme o paradigma utilizado pelo pesquisador.
A primeira parte destaca teorias em abordagens norte-americanas sobre a ação coletiva: teorias clássicas, a Teoria da Mobilização de Recursos e teorias sobre a Mobilização Política contemporâneas. A segunda parte aborda a produção teórica européia, das teorias marxistas clássicas à teoria dos Novos Movimentos Sociais. A terceira trata do paradigma Latino-Americano. Destacam-se as abordagens que têm sido feitas sobre os movimentos sociais populares latino-americanos, urbanos e rurais, assim como os estudos sobre os novos movimentos identitários: de gênero, etnia, gerações; movimentos ambientalistas, pela paz, direitos humanos, etc.
A leitura deste livro destina-se tanto aos especialistas na área das Ciências Humanas quanto aos planejadores que trabalham com políticas públicas e seus impactos na sociedade. É também um referencial necessário aos sujeitos protagonistas das teorias aqui apresentadas: lideranças militantes e ativistas dos movimentos sociais, assim como participantes de organizações não governamentais e outras entidades do Terceiro Setor que atuam na área social.

Edições (2)

ver mais
Teorias dos movimentos sociais
Teorias dos Movimentos Sociais

Similares

(7) ver mais
Ocuppy
Obras Escolhidas I - Magia e Técnica, Arte e Política
Novas Teorias dos Movimentos Sociais
A Economia Das Trocas Simbólicas

Estatísticas

Desejam8
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.4 / 5
5
ranking 40
40%
4
ranking 60
60%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

35%

65%

Mylla
cadastrou em:
22/06/2010 19:52:17