Terceira Residência

Terceira Residência Pablo Neruda


Compartilhe


Terceira Residência





Em meados da década de 1930, Neruda viveu em Barcelona e Madri, trabalhando como diplomata. A Guerra Civil Espanhola e o assassinato do escritor Federico García Lorca, a quem Neruda conhecia, o afetaram profundamente: juntou-se ao movimento republicano antifranquista, e sua poesia, até então bastante esotérica e surrealista, sofreu uma guinada política. É nesse período que surge a parte de Terceira residência chamada "Espanha no coração", escrita durante a guerra divil e impressa no front de combate.



Os demais poemas que compõem o livro que pela primeira vez o leitor brasileiro tem em mãos foram escritos até 1945 e revelam a tensão gerada pela Segunda Guerra Mundial. Terceira residência teve sua primeira publicação em 1947, quando Neruda já voltara a residir no Chile, tornando-se o livro mais apaixonado e violento do poeta, versando sobre sangue vertido e liberdade dos povos, e preparando terreno para o surgimento de Canto geral, uma das suas obras mais importantes.

Edições (2)

ver mais
Terceira Residência
Terceira Residência

Similares


Resenhas para Terceira Residência (1)

ver mais
Poesia com a ação de uma força elemental
on 5/3/16


Terceira Residência é uma coletânea do escritor chileno – vencedor do Nobel de Literatura de 1971 – Pablo Neruda, caracterizada por uma guinada política se comparado com trabalhos anteriores do poeta, enaltecendo sua foca e vitalidade. A edição da L&PM é uma edição Pocket bilíngüe de aproximadamente 100 páginas. Terceira Residência foi escrito em um período conturbado na Europa e na vida de Neruda, que já havia demonstrado um engajamento político no período entre guerras, tendo publ... leia mais

Estatísticas

Desejam7
Trocam1
Avaliações 4.2 / 35
5
ranking 40
40%
4
ranking 49
49%
3
ranking 9
9%
2
ranking 3
3%
1
ranking 0
0%

51%

49%

Rafael
cadastrou em:
31/10/2009 23:37:09