Tereza Batista cansada de guerra

Tereza Batista cansada de guerra Jorge Amado


Compartilhe


Tereza Batista cansada de guerra





Órfã de pai e mãe, a menina Tereza é vendida pela tia Felipa a Justiniano Duarte da Rosa, o capitão Justo. Nas terras dele, é tratada como propriedade, inclusive do ponto de vista sexual. Mas Tereza irá lutar até o fim contra as dominações a que se vê submetida.
Surpreendida pelo capitão ao lado do amante Daniel, Tereza é obrigada a se defender das violências de Justiniano com uma faca. Presa, ela será libertada por Emiliano Guedes, usineiro rico e antigo admirador. Mandada para um convento, foge incentivada pela cafetina Gabi. Emiliano intervém mais uma vez e retira a jovem do bordel. Entregue a si própria e ao destino, ela vai para Sergipe, onde suas desventuras não cessarão: apaixona-se por Januário Gereba, um homem casado; combate uma epidemia de varíola, ao lado das prostitutas da pequena cidade de Buquim, dando auxílio aos doentes da “Bexiga Negra”; depois muda-se para Salvador, onde lidera um movimento de prostitutas, a “greve do balaio fechado”.
“Peste, fome e guerra, morte e amor, a vida de Tereza Batista é uma história de cordel”, já adiantava a epígrafe do romance. Na saga dessa heroína não faltam atribulações e conflitos, que ela vai enfrentar com determinação inabalável. E o fim de sua história reacende uma luz de esperança que o cansaço não pode apagar.
O espírito do inconformismo, da luta e da sedução (mas também o da recusa da sensualidade) garantem o lugar de Tereza Batista entre as grandes protagonistas de Jorge Amado.

Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Edições (13)

ver mais
Tereza Batista cansada de guerra
Tereza Batista Cansada de Guerra
Tereza Batista Cansada de Guerra
Tereza Batista Cansada de Guerra

Similares

(15) ver mais
Dona Flor E Seus Dois Maridos
Tenda dos Milagres
Tieta do Agreste

Resenhas para Tereza Batista cansada de guerra (113)

ver mais
Mulher, nordestina e prostituta contra injustiça, opressão e hipocrisia
on 24/7/22


Eu já amava Tereza Batista muitos anos antes de ler este livro. É que, como baixista da banda Mensageiros do Vento (https://www.youtube.com/mensageirosdovento), tive a oportunidade de participar de alguns shows memoráveis no circuito de palcos do Pelourinho, batizados em homenagem a personagens de Jorge Amado: Pedro Archanjo, Quincas Berro D’água e Tereza Batista. Curiosamente, já li duas vezes tanto “Tenda dos Milagres” (que traz como herói o incrível Pedro Archanjo) como “A Morte e a... leia mais

Vídeos Tereza Batista cansada de guerra (1)

ver mais
MEGA OFERTA AMAZON PRIME (LIVROS, KINDLE, ALEXA e MUITO MAIS) | Ana Carolina Wagner

MEGA OFERTA AMAZON PRIME (LIVROS, KINDLE, ALE


Estatísticas

Desejam408
Trocam14
Avaliações 4.2 / 1.343
5
ranking 50
50%
4
ranking 30
30%
3
ranking 16
16%
2
ranking 3
3%
1
ranking 1
1%

24%

76%

Nico
cadastrou em:
23/06/2020 00:34:11
Jeanine
editou em:
07/12/2022 14:43:30

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR