Tereza Batista Cansada de Guerra

Tereza Batista Cansada de Guerra Jorge Amado


Compartilhe


Tereza Batista Cansada de Guerra





Comeu do lado podre da vida com fartura e não se desesperou. Cansada de tanto guerrear, um dia pensou-se terminada, resolvendo ensarilhar as armas e nas prendas domesticas se enterrar. Bastou porem soprar a viração do golfo, ouvir o som do buzio no apelo do marujo, para erguer-se inteira e partir a velejar.

No sertão de Sergipe, perto da fronteira com a Bahia, aos treze anos incompletos a órfã Tereza Batista é vendida pela tia a um fazendeiro pedófilo e brutal. Depois de estuprá-la, ele a mantém cativa em sua propriedade. Amadurecida precocemente, e do modo mais doloroso, a menina se tornará uma mulher valente e decidida. Tereza Batista é sem dúvida uma das mais fascinantes heroínas de Jorge Amado, talvez a mais completa e complexa, que reúne os atributos de todas as outras: a valentia de Rosa Palmeirão, a sensualidade de Gabriela, a doçura de dona Flor, a altivez de Tieta.

As peripécias dessa heroína que "tinha aversão a badernas" e que "não tolerava ver homem bater em mulher" são contadas por várias vozes. Um funcionário público, um pai-de-santo, a célebre ialorixá Mãe Senhora e até o poeta Castro Alves, retornado do mundo dos mortos, ajudam a relembrar e exaltar os feitos da protagonista. Um dos mais notáveis deles - ter comandado as meretrizes de uma cidade no combate a uma epidemia - é narrado à maneira de um romance de cordel, no capítulo "Abc da peleja entre Tereza Batista e a bexiga negra". Em outro episódio, ela lidera uma greve de prostitutas em Salvador. Em um terceiro, nocauteia um homem num cabaré de Aracaju depois de vê-lo bater na amante.

Escrito em 1972, quando Jorge Amado tinha sessenta anos, Tereza Batista Cansada de Guerra atesta a maestria desenvolvida pelo escritor baiano ao longo de quatro décadas de literatura. No conjunto de seus romances, destaca-se como um dos mais vigorosos do ponto de vista político - fato ainda mais notável por ter surgido no auge da ditadura militar - e um dos mais ousados no terreno do erotismo.

Ilustrações de Calasans Neto.

Capa de Caribé.

Retratos do autor por Carlos Bastos e Zélia Amado.

Modinha para Tereza Batista composta por Dorival Caymmi.

Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Edições (13)

ver mais
Tereza Batista cansada de guerra
Tereza Batista Cansada de Guerra
Tereza Batista Cansada de Guerra
Tereza Batista Cansada de Guerra

Similares

(15) ver mais
Dona Flor E Seus Dois Maridos
Tenda dos Milagres
Tieta do Agreste

Resenhas para Tereza Batista Cansada de Guerra (112)

ver mais
Mulher, nordestina e prostituta contra injustiça, opressão e hipocrisia
on 24/7/22


Eu já amava Tereza Batista muitos anos antes de ler este livro. É que, como baixista da banda Mensageiros do Vento (https://www.youtube.com/mensageirosdovento), tive a oportunidade de participar de alguns shows memoráveis no circuito de palcos do Pelourinho, batizados em homenagem a personagens de Jorge Amado: Pedro Archanjo, Quincas Berro D’água e Tereza Batista. Curiosamente, já li duas vezes tanto “Tenda dos Milagres” (que traz como herói o incrível Pedro Archanjo) como “A Morte e a... leia mais

Vídeos Tereza Batista Cansada de Guerra (1)

ver mais
MEGA OFERTA AMAZON PRIME (LIVROS, KINDLE, ALEXA e MUITO MAIS) | Ana Carolina Wagner

MEGA OFERTA AMAZON PRIME (LIVROS, KINDLE, ALE


Estatísticas

Desejam408
Trocam14
Avaliações 4.2 / 1.343
5
ranking 50
50%
4
ranking 30
30%
3
ranking 16
16%
2
ranking 3
3%
1
ranking 1
1%

24%

76%

Vitor Joenk
cadastrou em:
30/10/2009 11:27:08
Jeanine
editou em:
07/12/2022 14:46:11

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR