Terra papagalli

Terra papagalli José Roberto Torero
Marcus Aurelius Pimenta


Compartilhe


Terra papagalli





Uma paródia bem-humorada da vida de Cosme Fernandes, um dos "degredados" que chegaram ao Brasil nos primeiros anos do descobrimento.

Décimo mandamento para bem-viver na Terra dos Papagaios: "naquela terra de fomes tantas e lei tão pouca, quem não come é comido". A sábia conclusão é de Cosme Fernandes, o Bacharel da Cananéia, um dos "degredados" que aqui chegaram nos primeiros anos do descobrimento, cuja vida é recriada com saboroso humor nessa paródia, escrita por José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta. Cosme Fernandes tem muito o que contar sobre suas experiências em terras brasileiras. Ele logo aprendeu que nesta terra é preciso dar presentes sem parcimônia, fazer alarde de qualquer dificuldade, pois aqui vale mais o colorido do frasco que o próprio remédio, que na terra de Santa Cruz não há quem não troque honradez por honraria.

Com mordaz ironia, Pimenta e Torero recontam episódios da nossa história, inventam outros tantos, construindo uma narrativa deliciosamente irreverente e crítica.

Ficção / História / Literatura Brasileira

Edições (3)

ver mais
Terra papagalli
Terra Papagalli
Terra Papagalli

Similares

(23) ver mais
Duas Viagens ao Brasil
A Carta de Pero Vaz de Caminha
Antologia
Ruy Castro: crônicas para ler na escola

Resenhas para Terra papagalli (46)

ver mais
Fantástico!
on 12/7/21


Em um navio, que leva toda sua vida para longe, Cosme Fernandes, que mais tarde se chamará Bacharel, é degregado por um crime cometido. Neste navio, Cosme conhece outros 12 criminosos também deportados. Após algumas aventuras no mar, os degregados são abandonados numa terra desconhecida. Lá, eles convivem com os nativos e se deparam com ações e comportamentos impensáveis a homens cristãos portugueses: nudez, poligamia e canibalismo. Anos se passam, e Bacharel narra todos os acontecimen... leia mais

Estatísticas

Desejam73
Trocam40
Avaliações 3.8 / 1.295
5
ranking 29
29%
4
ranking 37
37%
3
ranking 25
25%
2
ranking 6
6%
1
ranking 2
2%

30%

70%

Tito
cadastrou em:
10/03/2012 15:49:29
Alê | @alexandrejjr
editou em:
02/08/2021 11:22:11

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR