Terra Plana, Galileu na prisão e outros mitos sobre ciência e religião

Terra Plana, Galileu na prisão e outros mitos sobre ciência e religião Ronald L. Numbers,


Compartilhe


Terra Plana, Galileu na prisão e outros mitos sobre ciência e religião





Será que a igreja medieval defendia que a Terra era plana? Será que Galileu foi torturado pela Inquisição? A teoria da evolução acabou com o projeto da teologia natural? Einstein acreditava mesmo em Deus?

A ideia de que ciência e religião vivem em uma guerra contínua e interminável ainda persiste tanto nas mídias populares quanto nos corredores acadêmicos. Mas, como cada capítulo de Terra Plana, Inquisição e outros mitos de ciência e religião mostra, é imperativo que aprendamos a deixar os mitos para trás e olhar a história como ela mesma se apresenta. Cada um dos 25 capítulos é escrito por um importante acadêmico, que explora com agudez e coerência um episódio marcante na interação entre ciência e religião, desfazendo os contornos míticos e fantasiosos que tais histórias adquiriram ao longo do tempo. Como fica claro, um projeto ideológico no final do século XIX tentou emplacar o mito do conflito entre a ciência e a religião. Já é hora de, com adequado rigor acadêmico e clareza, mostrar que a complexa história da relação entre essas duas grandes forças foi – e ainda pode ser – rica, envolvente, e com benefícios para ambas.

História / Religião e Espiritualidade

Edições (1)

ver mais
Terra Plana, Galileu na prisão e outros mitos sobre ciência e religião

Similares

(22) ver mais
Os Enigmas da História
A Caixa Preta de Darwin
A História da Vida
Além da Imaginação

Resenhas para Terra Plana, Galileu na prisão e outros mitos sobre ciência e religião (1)

ver mais
"Ler para considerar, não para condenar"
on 27/1/21


Terra plana, Galileu na prisão e outros mitos sobre ciência e religião é um livro que traz um apanhado de mitos sobre ciência e religião. Este livro tem uma proposta interessante, pois seus capítulos são curtos, no geral, são bem escritos, alguns de seus autores não possui uma agenda religiosa - o que torna o livro mais interessante e isentos em certos aspectos da tratativa. O livro apresenta uma argumentação bem construída, os autores conseguem responder as perguntas que fazem e res... leia mais

Estatísticas

Desejam9
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.2 / 7
5
ranking 29
29%
4
ranking 71
71%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

65%

35%

Isac Sena
cadastrou em:
31/05/2020 01:41:14
Paulo Marins
editou em:
29/07/2020 11:11:32