Tesouro da Juventude

Tesouro da Juventude Diversos

Compartilhe


Tesouro da Juventude





Enciclopédia - 18 volumes



Tesouro da juventude



Cada edição da coleção é composta por dezoito volumes, com em torno de 350 páginas cada, divididas em quinze seções entituladas O livro da Terra, O livro da nossa vida, O livro dos porquês, O velho mundo, O novo mundo, Animais e plantas, Coisas que devemos saber, O livro dos contos, O livro das belas ações, O livro das belas artes, Homens e mulheres célebres, O que podemos fazer, Poesia, Livros famosos e Lições atraentes, nas quais, de acordo com a introdução da primeira edição, “os grandes mistérios do mundo e da vida são apresentados na maneira mais clara que é possível de forma a alargar o espírito das crianças e das famílias, por toda a parte”.






Ainda de acordo com essa apresentação da obra, a leitura da obra equivaleria a um bacharelado, o que tornava a enciclopédia um recurso especial para os jovens e adultos que viviam afastados dos grandes centros urbanos.






O Tesouro da juventude foi extremamente popular entre os anos 20-50, mas, embora reconhecido como inaugurador do gênero, muito pouco se sabe sobre sua publicação. Ao que parece, a obra foi escrita em inglês e traduzida para o português nos final dos anos 20. Duas edições da enciclopédia Tesouro da Juventude: a primeira (192?) e a edição de 1958, que julgamos ser a quarta reedição.






Amarre um peso do tamanho de uma bola de tênis na ponta de uma corda. Gire o peso horizontalmente ao redor de você. Gire o mais rápido que puder. Grite: Eu sou um átomo de hidrogênio. O peso representa o elétron e você faz as vezes de núcleo. Esse exercício era proposto seriamente no artigo sobre energia atômica da enciclopédia juvenil Tesouro da Juventude. Procedendo assim, o menino seria capaz de obter um modelo perfeito do hidrogênio (ai, minha física quântica!).






Lançado nos Estados Unidos em 1912, e trazido ao Brasil por Jackson Editores, o velho Tesouro da Juventude ainda guarda o fascínio de uma época em que o conhecimento parecia tão inocente quanto pião ou bola de gude.



Vetado para a meninada

O Tesouro da Juventude resvalava no preconceito. O índice remissivo do volume 18 dá uma idéia do que, em 1958, se considerava matéria imprópria para a garotada. Palavras que comparecem: genocídio, holocausto, comunismo, sexo. Darwin aparece, mas, num artigo sobre literatura inglesa, o texto diz que o autor de A Origem das Espécies está completamente fora de moda.



Navios da lua

O físico da USP Henrique Fleming mantém uma página na internet (www. hfleming.com/tesouro.html) na qual comenta e corrige algumas noções científicas do Tesouro. Vale a pena ler a resposta à pergunta Poderemos transportar-nos um dia a outro planeta? O texto foi revisado na edição de 1958. Fala que o futuro navio do espaço será um gigantesco foguete. E que ainda levaria um bom tempo para o homem chegar à Lua.



Que é que nos faz pensar

O Livro dos Porquês era a seção mais curiosa. Confira a singeleza de algumas perguntas:

Onde está o vento quando não sopra?

Por que nossa sombra fica, às vezes, maior que nós mesmos?

Por que a fervura amolece as batatas e endurece os ovos?



Cozido literárioO Livro da Poesia é razoável, apesar de conservador. Na edição de 1958, o poeta Carlos Drummond de Andrade, já consagrado, não é sequer citado. A seção Livros Famosos, apresenta clássicos numa prosa engomada. As 500 páginas de Os Sertões, de Euclides da Cunha, são reduzidas a 12.




Lançado nos Estados Unidos em 1912, e trazido ao Brasil por Jackson Editores, o velho Tesouro da Juventude ainda guarda o fascínio de uma época em que o conhecimento parecia tão inocente quanto pião ou bola de gude.




A enciclopédia Tesouro da Juventude é a primeira no gênero que teve grande difusão e que acabou sendo substituída nos anos 60 por várias outras, como, por exemplo, o Conhecer, Mirador, Delta e a Ciência ilustrada.




Livro da Terra

Livro da Nossa Vida

Livro de Animais e Plantas

Livro do Novo Mundo

Livro do Velho Mundo

Livro das Belas Artes

Livros Famosos

Livro da Poesia

Livro dos Contos

Homens e Mulheres Célebres

Livro das Belas Ações

Coisas que Devemos Saber

Livro dos Porquês

Coisas que Podemos Fazer

Lições Atraentes





Enciclopédia: Infanto-Juvenil.

A Terra. A Nossa Vida. Animais e Plantas.

O Novo e o Velho Mundo. Belas-Artes. Os Livros Famosos.

Poesias. Contos. As Belas Ações.

Coisas que Devemos Saber. Os Porquês.

Coisas que Podemos Fazer. Lições Atraentes.

Homens e Mulheres Célebres.


Edições (2)

ver mais
Novo Tesouro da Juventude
Tesouro da Juventude

Similares


Resenhas para Tesouro da Juventude (2)

ver mais
Tesouro da Juventude
on 20/1/12


A leitura do Tesouro da Juventude entretinha com histórias reais e fantasiosas, fossem alegres, tristes, com mistério ou suspense, provocando a reflexão sobre o certo e o errado, o bem e o mal. A partir dos resumos de obras literárias apresentadas nesta coleção, fiz algumas fichas de leitura para Língua Portuguesa, no 1º e 2º Graus, destacando-se a seção Livros Famosos. A maioria das seções eram instigantes ao conhecimento. A leitura desta obra contribuiu significativamente para a am... leia mais

Estatísticas

Desejam9
Trocam3
Avaliações 4.5 / 28
5
ranking 68
68%
4
ranking 14
14%
3
ranking 14
14%
2
ranking 4
4%
1
ranking 0
0%

47%

53%

Inês
cadastrou em:
25/04/2009 19:40:50