Tio Petros e a conjectura de Goldbach:

Tio Petros e a conjectura de Goldbach: Apostolos Doxiadis


Compartilhe


Tio Petros e a conjectura de Goldbach:


um romance sobre os desafios da Matemática




O tio Petros é visto como a ovelha negra da família. É um idoso solitário que vive sozinho num subúrbio de Atenas, a jogar xadrez e a cuidar do jardim. É visto por muitos, incluindo os irmãos, comerciantes de sucesso, como um fracassado: «Todas as famílias têm a sua ovelha negra na nossa era o tio Petros».



No entanto, Petros desperta a curiosidade de um dos seus sobrinhos que decide descobrir quem é, na verdade Petros Papachristos. Sobrinho que, a certa altura, tendo descoberto que Petros foi, em tempos, um matemático famoso, decide dedicar-se à matemática. Porém, ao contrário do esperado, o sobrinho de Petros não encontra o apoio esperado por parte do tio. No início, sente-se revoltado mas, mais tarde, descobre que o seu tio Petros era um matemático brilhante e audacioso que tinha apostado tudo na resolução de um problema e que tinha desafiado - sem sucesso - todas as tentativas de prova ensaiadas, durante quase três séculos, para a conjectura de Goldbach. Assim compreende que Petros não apoiasse a sua decisão de se dedicar à matemática porque, ele mesmo, havia dedicado - em vão - toda a sua vida à resolução de um problema matemático.





Embora inserida numa obra de ficção, a trajectória de Tio Petros é recheada de elementos da realidade. Em todo o seu percurso, Petros convive com grandes nomes da teoria dos números do século XX, como o britânico G. H. Hardy (1877-1947) e o indiano Ramanujan (1887-1920). Porém, a personagem de maior impacto na trajectória de Petros é Kurt Gödel (1906-1978), autor do célebre (e terrível) teorema da incompletude, teorema que iria ter um impacto decisivo nos destinos da matemática posterior.



Quanto à conjectura de Goldbach, que faz parte da lista dos vinte e três grandes problemas sem solução listados no Congresso Internacional dos Matemáticos de 1900, - alguns entretanto resolvidos, outros ainda sem solução - o autor considera que ele é, juntamente com a hipótese de Riemann e o último teorema de Fermat, um dos três mais difíceis. Na verdade, dos três, apenas o último foi resolvido, em 1993.

Literatura Estrangeira / Romance

Edições (1)

ver mais
Tio Petros e a conjectura de Goldbach:

Similares

(2) ver mais
O Teorema do Papagaio
O Teorema do Papagaio

Resenhas para Tio Petros e a conjectura de Goldbach: (15)

ver mais
on 9/6/11


Esta é a primeira postagem sobre um livro que tem a ver com a minha área de formação: Matemática; mas TIO PETROS E A CONJECTURA DE GOLDBACH não é um livro de Matemática, é um romance que usa como pano de fundo a História desta ciência. Na História tudo começou em 1742, na correspondência entre o matemático Christian Goldbach e o seu colega famoso Leonhard Euler, foi formulada a questão: “Todo número inteiro par maior que 2 pode ser representado como a soma de dois números primos”, afi... leia mais

Estatísticas

Desejam56
Trocam5
Avaliações 4.2 / 256
5
ranking 46
46%
4
ranking 33
33%
3
ranking 17
17%
2
ranking 4
4%
1
ranking 0
0%

42%

58%

Nessa Gagliardi
cadastrou em:
08/08/2009 02:18:46
BIBLIOTECA EREM DR L CABRAL DE MELO
editou em:
01/09/2022 12:28:15

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR