Tirza

Tirza Arnon Grunberg


Compartilhe


Tirza





Jörgen Hofmeester tinha uma vida perfeita: uma esposa atraente, uma casa com jardim em um bairro nobre de Amsterdã, uma carreira prestigiosa como editor de livros de ficção estrangeira, duas filhas lindas, Ibi e Tirza, e uma conta-corrente na Suíça. Uma vida burguesa, sossegada, que acaba sendo subvertida por uma série de eventos dramáticos: Ibi, pouco mais que uma menina, é flagrada em situação constrangedora com o inquilino de Jörgen e, depois desse episódio, resolve ir embora para sempre da casa do pai; a esposa de Hofmeester abandona a família em busca de “autorrealização”; a editora, em decisão unilateral, o aposenta antecipadamente; Tirza, a caçula e filha predileta, objeto da obsessão paterna, quando conclui os estudos, parte para uma longa viagem pela África com o namorado marroquino, que guarda inquietante semelhança com Mohammed Atta. A narrativa começa com Hofmeester preparando meticulosamente sushis para a festa de formatura e despedida de Tirza. Por trás do aparente autocontrole de Hofmeester e de seu desprezo por qualquer emoção, há uma violência reprimida, uma tensão constante, uma ameaça invisível, elementos que dominarão a trajetória do protagonista até o imprevisto e desconcertante final.

Tirza é, ao mesmo tempo, um romance assustador e fascinante, divertido e sinistro, a história de um homem em desesperada, embora inútil, busca por salvação.

Escolhido pela revista De Groene Amsterdammer como o romance mais importante do século XXI.

“Comicamente sinistro e implacável.”
THE NEW YORK TIMES

“A ironia e a inteligência cheia de sarcasmo que brilham na prosa de Arnon Grunberg tornam a leitura um prazer contínuo.”
J.M. COETZEE

Literatura Estrangeira / Romance

Edições (3)

ver mais
Tirza
Tirza
Tirza

Similares

(14) ver mais
As Correções
Jeff Em Veneza, Morte Em Varanasi
O homem sem doença
História do Novo Sobrenome

Resenhas para Tirza (35)

ver mais
1 week, 6 days ago


[Na estante] “Tirza” de Arnon Grunberg, publicado no Brasil pela Radio Londres. Leitura de setembro de 2015, foi meu primeiro contato com o autor, que me transformou em fã logo de cara. O começo é um pouco lento, mostra a rotina de uma família, a narrativa é bem fragmentada, mas logo o leitor começa a encaixar as peças. De cara podemos perceber que há algo muito errado com o protagonista e lá pro meio da leitura, o medo psicológico começa a crescer a ponto de ser praticamente impo... leia mais

Vídeos Tirza (1)

ver mais
SORTEIO + 5 Motivos p/ ler TIRZA (Arnon Grunberg) // Monalisa Marques

SORTEIO + 5 Motivos p/ ler TIRZA (Arnon Grunb


Estatísticas

Desejam375
Trocam5
Avaliações 4.4 / 405
5
ranking 62
62%
4
ranking 30
30%
3
ranking 7
7%
2
ranking 1
1%
1
ranking 0
0%

30%

70%

Marcos
cadastrou em:
20/08/2015 16:43:48
Mr. Hyde
editou em:
28/05/2020 18:49:54