Tito Andrônico

Tito Andrônico William Shakespeare
Shakespeare,


Compartilhe


Tito Andrônico





Tito Andrônico, um poderoso general da Roma Antiga, volta triunfante da guerra contra os godos. No entanto, sua recusa em se tornar imperador e as sucessivas mortes em decorrência da disputa pelo trono desencadeiam uma onda de vingança sem fim. As cenas por vezes chocantes de decapitações e mutilações, além de um estupro e de uma cena de canibalismo involuntário, fazem desta uma das mais violentas peças shakespearianas. Essa crueldade exacerbada tem causado forte reação nas platéias ao redor do mundo, como ocorreu em uma das montagens mais famosas do texto – feita por Peter Brook em 1955 –, na qual uma ambulância ficava fora do teatro para socorrer os espectadores que passavam mal.

Tito Andrônico divide a crítica e o público desde os primeiros registros de encenação, em 1594, e de publicação, em 1600. Montagens e estudos sobre este texto são cada vez mais freqüentes; uma vez mais o gênio de Shakespeare desafia o passar dos séculos e nos possibilita um olhar renovado sobre o nosso tempo.

Literatura Estrangeira

Edições (4)

ver mais
Tito Andrônico
Titus Andronicus
Titus Andronicus
Tito Andronico

Similares


Resenhas para Tito Andrônico (5)

ver mais
Exagero e mau gosto
on 27/4/10


Essa peça só chega a ter alguma glória por causa de ser de autoria do aclamado dramaturgo inglês elisabetano, Shakespeare, fora isso, ela seria simplesmente fadada ao esquecimento literário, como muitas outras já fora antes e depois dela, por causa de seu exagero e mau gosto literário. A peça Tito Andronico jorra sangue por todas as páginas, cheira a sangue, quase que nos suja de sangue, causando-nos em muitas passagens verdadeira repugnância. Durante a peça ocorre uns 10 assassinatos ... leia mais

Vídeos Tito Andrônico (2)

ver mais
Em especial sobre Shakespeare, ator Jhe Oliveira interpreta obra do autor

Em especial sobre Shakespeare, ator Jhe Olive

Maria Fernanda Candido interpreta obra de Shakespeare em especial

Maria Fernanda Candido interpreta obra de Sha


Estatísticas

Desejam23
Trocam1
Avaliações 3.9 / 151
5
ranking 31
31%
4
ranking 36
36%
3
ranking 23
23%
2
ranking 8
8%
1
ranking 2
2%

42%

58%

Leo
cadastrou em:
10/07/2009 18:18:31