Todos os homens são mentirosos

Todos os homens são mentirosos Alberto Manguel


Compartilhe


Todos os homens são mentirosos





Trinta anos depois do inexplicado suicídio do escritor argentino Alejandro Bevilacqua, um jornalista tenta recompor a imagem dessa figura secreta e esquecida. Entre o segredo e a mentira, o humor e a angústia, Alberto Manguel revive a atmosfera dos exilados latino-americanos na Europa dos anos 1970.

O ponto de partida deste romance é a história secreta de Alejandro Bevilacqua, misterioso autor de um único livro, que se matou no exílio em Madri. O escritor desperta a curiosidade de um jornalista francês, que decide escrever um livro sobre ele. As fontes são quatro pessoas que conviveram com Bevilacqua e prometem revelar segredos importantes.

O primeiro narrador tem o nome do próprio romancista: Alberto Manguel, uma espécie de alter ego homônimo. Em seguida, quem fala é Andrea, a última companheira de Bevilacqua; o jornalista recebe também uma carta de Chancho, ex-companheiro de prisão do escritor na Argentina. Por fim, a narrativa fragmentada e aparentemente ébria de outro exilado em Madri, Tito Gorostiza, irá trazer à tona graves segredos e levantar suspeitas acerca da morte de Bevilacqua.

O perfil do escritor, entretanto, permanece incompleto e obscuro. Resta então uma última surpresa: enquanto o jornalista constata a impossibilidade de montar o quebra-cabeça das lembranças alheias, confundido entre equívocos e mentiras, Alberto Manguel demonstra com maestria a possibilidade de um romance dar vida nova ao passado - uma vida verdadeira, apesar de ficcional.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (1)

ver mais
Todos os homens são mentirosos

Similares


Resenhas para Todos os homens são mentirosos (3)

ver mais
on 19/10/10


Manguel, como ensaísta já era um dos meus amores literários, apenas um pouco abaixo de Umberto Eco. Suas opiniões, sua óbvia paixão pelos livros, seus insights inteligentes – tudo isso me encanta desde a primeira página de Uma História da Leitura, que foi a primeira de suas obras que tive o prazer de ler. Inclusive, no ano passado, ele esteve na FLIPORTO, aqui no Recife e é claro que dei uma de tiete e fui lá pegar autógrafo do homem. Muito simpático, o Manguel. Tivemos cinco minutos ... leia mais

Estatísticas

Desejam18
Trocam1
Avaliações 3.1 / 25
5
ranking 12
12%
4
ranking 20
20%
3
ranking 52
52%
2
ranking 4
4%
1
ranking 12
12%

22%

78%

Silvana (@delivroemlivro)
cadastrou em:
07/10/2010 15:37:36
Jenifer
editou em:
11/04/2024 21:43:44

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR