Tornar-se Negro

Tornar-se Negro Neusa Santos Souza


Compartilhe


Tornar-se Negro (Coleção Tendências #4)


Ou As Vicissitudes da Identidade do Negro Brasileiro em Ascenção Social




Saber-se negro é viver a experiência de ter sido violentado de forma constante, contínua e cruel, pela dupla junção de encarnar o corpo e os ideais do Ego do sujeito branco e de recusar, negar e anular a presença do seu corpo negro. Ante a desvalorização sistemática dos atributos físicos do sujeito negro, seu corpo se opõe a identidade branca, que ele é coagido a desejar. Diante da "ferida" que é a representação da sua imagem corporal, o negro oprimido pela violência racista procura cicatrizar o que sangra. No desejo de embranquecer, deseja a sua própria extinção, e sucumbe ao combate contra a realidade do seu corpo, com tentativas de "correção" física e submissão ao código do comportamento tido como branco.

Este livro procura romper a precariedade de estudos sobre a vida emocional dos negros. Diante da flácida omissão com que a teoria psicanalítica tem tratado desse assunto, a autora apresenta reflexões profundas e inquietantes sobre o custo emocional da sujeição, da negação da própria cultura e do própria corpo. O negro que se empenha na conquista da ascensão social paga o preço do massacre de sua identidade. Toma o branco como modelo de identificação, como única possibilidade de "tornar-se gente".

Psicologia / Sociologia

Edições (1)

ver mais
Tornar-se Negro

Similares


Resenhas para Tornar-se Negro (10)

ver mais
Eu me torno a cada dia
on 21/7/18


Neusa Santos Souza foi uma pesquisadora muito respeitada. Com cerca de 60 anos de idade, suicidou-se sem antes jamais ter dado sinais de depressão ou de que pudesse um dia recorrer ao gesto extremo de tirar a própria vida. Em seu livro trás para o debate a branquitude, o mito da democracia racial e as sequelas emocionais de negros que rechaçam a própria imagem em busca de um padrão, que não é o negro. Não existe democracia e sim uma ditadura racial onde o referencial é o branco. N... leia mais

Estatísticas

Desejam74
Trocam1
Avaliações 4.5 / 144
5
ranking 66
66%
4
ranking 26
26%
3
ranking 6
6%
2
ranking 1
1%
1
ranking 1
1%

21%

79%

DanDan
cadastrou em:
29/12/2010 23:03:39
Viviane @resenhasdaviviane
editou em:
14/05/2020 18:15:57