Tornar-se Palestina

Tornar-se Palestina Lina Meruane


Compartilhe


Tornar-se Palestina (Coleção Nos.otras)





Publicado originalmente em 2013 pela Literal Publishing, no México e nos Estados Unidos, e republicado em 2014 pela Random House, Tornar-se Palestina (Volverse Palestina) é um relato contundente sobre a herança do exílio, a ancestralidade, a perda e a recuperação da identidade.

A autora Lina Meruane nasceu em Santiago do Chile e desde o ano 2000 vive nos Estados Unidos, onde ensina literatura na Universidade de Nova Iorque. Descendente de palestinos, conta que seu avô tinha ouvido falar de um vale entre as cordilheiras na América do Sul, que prometia uma vida como a vivida em Beit Jala, aldeia da Cisjordânia considerada uma das mais antigas da Palestina. Essa promessa fez do Chile o país com a maior comunidade palestina fora do mundo árabe. Duas gerações depois, a neta decide retornar ao território do avô. Retornar para um lugar que nunca tinha estado antes.

Jogando com o duplo sentido do verbo volver em espanhol (regressar e tornar-se), Tornar-se Palestina é a crônica de viagem de Lina Meruane a Israel para buscar e reapropriar as origens da sua família em áreas ocupadas. Mas além da nostalgia e da história familiar, a autora se encarrega de pensar o palestino também a partir do vínculo com o presente, a partir do que ela considera o grande paradoxo de Israel: que uma comunidade a quem foi negada, por séculos, a propriedade e o pertencimento a um lugar seguro, agora submeta o povo palestino ao mesmo mal de que foram vítimas. Hoje, os palestinos são a maior comunidade de refugiados do mundo.

A obra também traz uma série de reflexões literárias, filosóficas e políticas sobre o conflito entre israelenses e palestinos através de seu acordo ou desacordo com intelectuais como Edward Said, Amos Oz, David Grossman, Ilan Pappe e Susan Sontag.

Nas palavras de El País: Tornar-se Palestina é um belo livro que parece escrito em voz baixa, em minúsculas, em um esforço contínuo para combater a estridência da guerra com a intimidade da literatura.

Biografia, Autobiografia, Memórias / Ensaios / Literatura Estrangeira / Não-ficção

Edições (1)

ver mais
Tornar-se Palestina

Similares

(24) ver mais
Viver entre línguas
E por olhar tudo, nada via
Jerusalém
Jerusalém: A Biografia

Resenhas para Tornar-se Palestina (22)

ver mais
Ressaca moral
on 11/4/20


Sim, foi uma ressaca moral ler esse livro. Porque eu encarei de frente minha ignorância, minha apatia, meu desinteresse, minha abominável capacidade de não questionar alguns temas, minha falta de alteridade... Lina Meruane é uma escritora chilena e doutora em literatura hispano-americana na NYU cujos avós são palestinos. Pra começar, eu ignorava que no Chile vive a maior comunidade dos refugiados palestinos. São dois livros em um só: A primeira parte é um relato de infância, de inves... leia mais

Estatísticas

Desejam89
Trocam1
Avaliações 4.5 / 142
5
ranking 65
65%
4
ranking 30
30%
3
ranking 6
6%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

17%

83%

Jenifer
cadastrou em:
23/08/2019 17:10:49
Jenifer
editou em:
29/05/2021 21:54:59

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR