Tratado Brasileiro sobre Perdas e Luto

Tratado Brasileiro sobre Perdas e Luto Franklin Santana Santos


Compartilhe


Tratado Brasileiro sobre Perdas e Luto





"Tratado Brasileiro Sobre Perdas e Luto"
" O luto é o preço que pagamos por amar." - Colin M. Parkes
O luto, a perda duradoura de uma pessoa amada, dá origem a muitos sofrimentos - o sofrimento pela pessoa perdida, o sofrimento por muitas perdas secundárias que acompanham o evento e o processo doloroso de perder uma enorme extensão de suposições sobre o mundo que dependia da pessoa amada para ter valor. As pessoas dizem: " Meu mundo virou de cabeça para baixo" ou comparam com uma mutilação física: " Perdi uma metade de mim, me sinto vazio por dentro". Assim, muitos hábitos de pensamento, expectativas, planos e ações que envolveram a outra pessoa são perdidos, de tal maneira que nos sentimo s desorientados; de repente, o mundo familiar parece estranho, nada fica em seu lugar, ou melhor, ficamos fora do lugar.
Entendemos que o luto, pela sua força e significado, tem atraído a atenção do intelecto e do coração dos homens de todas as profissões e de todas as gerações desde que o ser humano surgiu no planeta e, por conta disso, todos eles, ao longo da história da Humanidade, com seus diferentes saberes, habilidades e dons puderam dar sua contribuição à temática.
Durante muitas décadas, o luto foi objeto de estudo, sobretudo da psiquiatria e psicologia. Contudo, nos últimos anos tem havido também um interesse crescente por parte de outras áreas e profissões sobre a temática.
Foi com esse desejo, de que o livro de fato representasse e reunisse todo o conjunto do esforço coletivo humano sobre assunto tão delicado, e ao mesmo tempo instigante, que nasceu um livro plural, multissensorial, interdisciplinar que consegue olhar o luto sob várias atitudes: religiosa, filosófica, científica, pedagógica, estética e assistencial.
Os temas aqui abordados pelos autores têm grande importância e significado, porque todos eles buscam refletir e nos convidam a pensar sobre os diferentes espaços das perdas. Da doença e da morte, passando pela arte, pela vida e pelo cotidiano, sempre precisamos refletir sobre o luto que em todos os âmbitos se projeta.
O livro está dividido didaticamente em quatro grandes módulos: Seção 1 - Luto - Visões Plurais e Interdisciplinares; Seção 2 - Fundamentos, Conceitos, Pesquisas e Contextos do Luto; Seção 3 - O Luto e a Educação; Seção 4 - Assistência aos Enlutados.
O livro é a resultante do esforço de profissionais especialistas das mais diversas áreas de atuação e contém a contribuição de mais de 60 autores nacionais e estrangeiros.
No momento, não há nenhum livro nacional ou do exterior que se lhe compare, seja por sua abrangência, pluralidade, interdisciplinaridade, riqueza e, portanto, por sua unicidade e singularidade.
O livro certamente é um presente do Brasil, dos brasileiros e da cultura brasileira para o mundo.

Didáticos / Técnico / Psicologia

Edições (1)

ver mais
Tratado Brasileiro sobre Perdas e Luto

Similares

(4) ver mais
A Morte é Um Dia Que Vale a Pena Viver

Estatísticas

Desejam17
Trocam1
Avaliações 3.0 / 2
5
ranking 50
50%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 50
50%

17%

83%