Três contos

Três contos Gustave Flaubert


Compartilhe


Três contos





Este livro contém três contos longos, ou três novelas curtas, de Gustave Flaubert (1821-1880): "Uma alma simples", "A lenda de São Julien Hospitaleiro" e Herodíade. A primeira passa-se na Normandia, terra natal do escritor, e conta a comovente história de Félicité, uma empregada doméstica sozinha pelo mundo. Em "A lenda de São Julien Hospitaleiro", domina o clima de conto de fadas medieval, e o tema é a violência e a religiosidade de um jovem caçador e parricida. E, em Herodíade, o autor recua ainda mais no tempo, para o inicio da Era Cristã, e mostra um profeta que é objeto da ira de judeus e romanos e do amor de homens e mulheres.
Este passeio compassivo e ficcional de Flaubert ao longo da história da humanidade foi escrito em um período difícil da sua vida. A redação de "A lenda de São Julien Hospitaleiro" foi iniciada em 1875, quando Flaubert estava às voltas com Bouvard e Pécuchet (que permaneceu inacabado). Instigado pela escritora e amiga George Sand, ele criou "Uma alma simples", após a morte da sua amante Louise Collet, e finalmente, em 1877, concluiu o seu tríptico com Herodíade.

Três contos é uma bela amostra da capacidade do autor de retratar com riqueza psicológica os personagens mais distintos. Característica levada ao ápice em sua obra-prima, Madame Bovary (vol. 328 da Coleção L&PM Pocket).

Contos: "Uma alma simples", "Lenda de São Julien Hospitaleiro" e "Herodíade".

Contos / Ficção / Literatura Estrangeira

Edições (9)

ver mais
Três contos
Três contos
Trois Contes
Três contos

Similares

(7) ver mais
Fim de Partida
O Relato de Arthur Gordon Pym
Palmeiras Selvagens
Escola de Mulheres

Resenhas para Três contos (11)

ver mais
Três contos magistrais
on 1/2/13


Disponível em http://catalisecritica.wordpress.com/ Um coração simples, A legenda de São Julião Hospitaleiro e Herodíade são os três contos dessa edição em que, desnecessário dizer, a Cosac Naify caprichou. Além dos contos há um excelente prefácio de Samuel Titan Jr., esclarecendo bem o contexto em que os contos foram escritos após enfrentar dificuldades para escrever Bouvard e Pécuchet, fracassos de público e de imprensa com Salammbô e A educação sentimental, perder algumas pessoas ... leia mais

Vídeos Três contos (1)

ver mais
TRÊS CONTOS

TRÊS CONTOS


Estatísticas

Desejam91
Trocam3
Avaliações 3.9 / 288
5
ranking 27
27%
4
ranking 46
46%
3
ranking 23
23%
2
ranking 3
3%
1
ranking 1
1%

44%

56%

Everton
cadastrou em:
20/08/2009 23:52:25