Três Tristes Tigres

Três Tristes Tigres Guillermo Cabrera Infante


Compartilhe


Três Tristes Tigres





Para ler TRÊS TIGRES TRISTES



O título já dá a idéia da narrativa: refere-se a um trava-línguas* famoso. É um romance com diversos personagens que caminham por La Rampa, o bairro boêmio de Havana, entrando e saindo de cabarés, mantendo longos diálogos. Os personagens estão o tempo todo citando uns aos outros. O livro não é caótico, esta idéia é equivocada. A narrativa é anacrônica, mas, os personagens e episódios possuem conexão. Não há um narrador onisciente. Existem diversas vozes que contam suas respectivas concepções de mundo. No livro contem várias técnicas literárias, cinematográficas e musicais diluídas ao longo da narrativa. O escritor de um dos romances mais complexos da Literatura Hispano-americanas Guillermo Cabrera Infante nasceu a 22 de Abril de 1929, em Gibara, Cuba. Faleceu a 22 de Fevereiro de 2005, em Londres, Inglaterra. Ele tem uma paixão desmedida por Havana, que é facilmente detectada na fantástica recriação que faz na linguagem, através de jogos de palavras.



ADVERTÊNCIA



O livro está em cubano. Quer dizer, escrito nos diferentes dialetos do espanhol falados em Cuba e a escrita não é mais do que uma tentativa de captar a voz humana no vôo, como se diz. As várias formas do cubano se findem numa só linguagem literária. No entanto, predomina como características a fala dos havaneses e em participar o jargão noturno, que, como em todas as grandes cidades, tende a ser um idioma secreto.

A reconstrução não foi fácil e algumas páginas devem ser melhores ouvidas do que lidas, não sendo má idéia lê-las em voz alta. Terminando, quero fazer meu este reparo de Mark Twain:



“ Dou estas explicações pela simples razão de que sem elas muitos leitores pensariam que todos os personagens tentam falar igual sem consegui-lo.”



Literatura Estrangeira / Ficção / Romance

Edições (4)

ver mais
Três Tristes Tigres
Três tristes tigres
Três Tristes Tigres
Três Tristes Tigres

Similares

(23) ver mais
Estar sendo. Ter sido
O Imitador de Vozes
Corpos Divinos
Viva a música!

Resenhas para Três Tristes Tigres (1)

ver mais
Ótima leitura
on 15/6/20


Não é um livro fácil, nem doce...o texto muda de tipos de narrativas e de narrador, o que exige uma leitura atenta, é há muitas referências, tenho certeza que peguei poucas. Mas o livro vale a leitura, para conhecer essa escrita de um autor cubano. Por também se passar em Cuba, você conhece essa Cuba que está passando de interessante, com suas particularidades, para um sucateamento e um tipo de colônia de férias de "diversão nativa" e muita bebida para americanos. Você também vive a ... leia mais

Estatísticas

Desejam149
Trocam4
Avaliações 4.0 / 44
5
ranking 32
32%
4
ranking 43
43%
3
ranking 20
20%
2
ranking 5
5%
1
ranking 0
0%

37%

63%

Bruno Rôla
cadastrou em:
01/02/2009 21:19:59