Triângulo das Águas

Triângulo das Águas Caio Fernando Abreu


Compartilhe


Triângulo das Águas





"Posso dizer que não escrevi: fui escrito por ele." A frase enigmática usada por Caio Fernando Abreu para descrever o processo de criação de Triângulo das Águas é a porta de entrada para estas três novelas, estruturadas sobre a simbologia dos signos que a astrologia considera regidos pela emoção. Segundo o autor, "Dodecaedro" reúne o inconsciente e o caos de Peixes; "O marinheiro" trata da capacidade atribuída a Escorpião e que pode surgir da destruição de nossas redes de proteções; "Pela noite" fala da busca da afetividade maternal perdida, a paz de Câncer.
Em Triângulo das Águas, o encantador de serpentes – como Lygia Fagundes definiu o escritor gaúcho – envolve o leitor com sua prosa poética e as histórias de personagens a quem dá vida, sem abafar-lhes a originalidade da voz.
Os caminhos percorridos às cegas por cada um deles mostram um mundo brutalmente real, salvo pela linguagem e pelo onírico. Um cenário que é possível ter apenas vislumbres do que chamam de amor. em que não se tem certeza se as circunstâncias não lhe favorecem, ou é você quem não se favorece as circunstâncias; mas também, vez ou outra, a felicidade é alcançada com um livro nas mãos.
Triângulo das Águas é fruto de um período de isolamento auto-imposto do escritor no Rio de Janeiro, num quarto de hotel no bairro de Santa Teresa, após o sucesso de Morangos Mofados (1982). No entanto, São Paulo, onde Caio passou boa parte de sua vida adulta, faz-se presente na poderosa tríade que permeia estas tramas: madrugada, música e solidão.

Contos / LGBT / GLS / Literatura Brasileira

Edições (5)

ver mais
Triângulo das águas
Triângulo das Águas
Triângulo das Águas
Triângulo das Águas

Similares

(17) ver mais
Das Cinzas ao Fogo
O ovo apunhalado
Os dragões não conhecem o paraíso
Ovelhas negras

Resenhas para Triângulo das Águas (29)

ver mais
Triângulo das águas
on 4/3/23


Triângulo das águas ? Caio Fernando Abreu Nota 5 de 5 ? 224 páginas (Tempo médio de leitura: 7h30m). ?De todos os meus livros, Triângulo das águas é certamente o mais atípico. Eu simplesmente posso dizer que não o escrevi: fui escrito por ele?. ?Gostaria que o livro fosse lido e sentido assim. Como murmúrio do rio, um suspiro do lago ou um gemido do mar?. Triângulo das águas foi premiado em 1984 na categoria contos, crônicas e novelas, com o prêmio Jabuti. Eu nunca me canso de ... leia mais

Estatísticas

Desejam133
Trocam7
Avaliações 4.1 / 807
5
ranking 44
44%
4
ranking 33
33%
3
ranking 17
17%
2
ranking 4
4%
1
ranking 1
1%

24%

76%

Vasco
cadastrou em:
03/03/2009 05:14:55

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR