Tribunal do Júri

Tribunal do Júri Lenio Luiz Streck


Compartilhe


Tribunal do Júri


Símbolos & Rituais




"Neste livro denso e iconoclasta, Lenio Streck convida o leitor a visitar o Tribunal do Júri, mas proibe-lhe o roteiro turístico tradicional: nada de cartões postais, do tipo doze apóstolos - doze jurados, do qual aliás Lord Devlin dizia, com humor, implicar num Judas a cada Júri. Antes mesmo de transpor o átrio do Tribunal, vê-se o leitor concitado ao exame da argamassa que compatibiliza e unifica os múltiplos materiais construtivos: o discurso dogmático.
[...]
Quando o visitante chega à sala de audiências, vê-se convocado para uma compreensão geopolítica daqueles espaços e daqueles assentos, sobres os quais os discursos complementares e não antagônicos, como Lenio observa) da acusação e da defesa delimitam as possibilidades de veredito.
[...]
Ainda que o contexto seja tão diferente - Foucault está pensando na justiça da revolução, e Lenio, em revolução na justiça - os dois pensamentos se encontram na insubmissão aos rituais do poder judicial e na desconfiança dos conteúdos que subjazem e organizam essas formas sombrias.'
Nilo Batista

Direito

Edições (1)

ver mais
Tribunal do Júri

Similares


Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.0 / 1
5
ranking 0
0%
4
ranking 100
100%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

32%

68%

Alesson
cadastrou em:
09/10/2015 23:02:41