Tripé do tripúdio e outros contos hediondos

Tripé do tripúdio e outros contos hediondos Glauco Mattoso


Compartilhe


Tripé do tripúdio e outros contos hediondos





Com linguagem ao mesmo tempo elaborada e divertida, Glauco cria 25 histórias breves inspiradas em seus próprios (e famosos) sonetos. Todos os textos giram em torno dos temas que fizeram de GM um dos mais celebrados poetas brasileiros da segunda metade do século XX: podolatria, cegueira, sado-masoquismo, escatofilia, homossexualidade e as hipócritas relações da sociedade com as “perversões sexuais” no dia-a-dia.

Na imensa maioria das histórias, o autor é nomeado como personagem, estratégia narrativa que dá margem a leituras biográficas e coloca em xeque a construção da persona literária, remetendo a grandes nomes da tradição ocidental, de Hesíodo a Jorge Luis Borges. Assim, entre as narrativas reunidas neste livro, a que dá título a ele (Tripé do tripúdio), por exemplo, descreve, em primeira pessoa, a situação em que o escritor é assediado por uma mulata em plena noite de autógrafos de um de seus livros. O namorado da mulher, ao ver a cena, diz para o narrador que ela sempre faz assim para enciumá-lo, ao que o personagem responde, para tranquilizá-lo, revelando-se gay. Incrédulo, o namorado insiste com o narrador, desconfiado de que este quer apenas disfarçar o flerte com sua namorada. O namorado, porém, insiste com o narrador até que o conto termina com uma cena de felação entre os dois.

Contos / Ficção / Literatura Brasileira

Edições (1)

ver mais
Tripé do tripúdio e outros contos hediondos

Similares

(1) ver mais
Contos Hediondos

Resenhas para Tripé do tripúdio e outros contos hediondos (1)

ver mais
Tripé do tripúdio
on 20/9/18


Ganhei esse livro e não me interessei muito em ler. Mas como era o proximo da fila tive o prazer em entrar na historia! A narrativa e uma altobiografia de Glauco Mattos, cana uma das 25 narrativas do livro serve como um "guia" para a imaginação dos Sonetos feito por ele. Em cada capítulo tive uma reação diferente, me arrancou risos, curiosidade, nojo e ate um certo prazer. Glauco teve glaucomo e perdeu a visão, mas isso não atrapalhou em nada na criação, ele mistura bem os seus fet... leia mais

Estatísticas

Desejam6
Trocam2
Avaliações 4.1 / 28
5
ranking 39
39%
4
ranking 36
36%
3
ranking 21
21%
2
ranking 4
4%
1
ranking 0
0%

55%

45%

moraesfelipecst
cadastrou em:
10/07/2011 00:44:48
Jenifer
editou em:
09/08/2019 17:52:45