Tropical sol da liberdade

Tropical sol da liberdade Ana Maria Machado


Compartilhe


Tropical sol da liberdade





Tropical Sol da Liberdade é um relato do período pós-64 no Brasil, contado a partir da visão de duas mulheres, mãe e filha, que tecem um tempo histórico e pessoal, político e afetivo. Ana Maria faz a trajetória íntima de sua personagem se confundir com o próprio tempo, ressaltando o papel da memória e da emoção.
Maria Helena é uma jornalista que, após um longo período de exílio em função da ditadura militar no Brasil, volta para recuperar sua vida anterior e reencontrar a família. Instalada numa casa de praia em companhia da mãe, ela revisita cenas da infância e da juventude, e repassa os motivos que a fizeram deixar o país. Juntas, mãe e filha rememoram os momentos mais agudos da repressão, enquanto passam a limpo sua delicada convivência.
Ao mesclar ficção e realidade, Ana Maria Machado reconta alguns dos eventos mais marcantes do período - as primeiras manifestações estudantis, o endurecimento do regime, as formas de resistência - e discute não só como os mecanismos da repressão podem controlar uma sociedade, mas como a transição para a democracia pode ser lenta e dolorosa.
Com forte peso emocional, em sua narrativa se intercalam delicadeza e vigor, e em suas personagens transparecem as dúvidas e os anseios de toda uma época. Com uma narrativa que flui entre a memória e o presente, entre realidade e ficção, Ana Maria Machado expõe as feridas abertas pela ditadura militar e as tentativas de cura daqueles que sofreram com esse conturbado período da história brasileira.

História do Brasil / Literatura Brasileira / Romance

Edições (4)

ver mais
Tropical sol da liberdade
Tropical sol da liberdade
Tropical sol da liberdade
Tropical Sol da Liberdade

Similares

(18) ver mais
Em estado de memória
As meninas
As Horas Nuas
Azul-Corvo

Resenhas para Tropical sol da liberdade (7)

ver mais
Políticas da memória

Poucas eram as ficções escritas por mulheres sobre o período da ditadura militar brasileira quando “Tropical sol da liberdade” foi lançado, em 1988. É só fazer o exercício: tente puxar rapidamente da memória um livro escrito por uma mulher que aborde esse momento. E aí, não lembrou de muita coisa, certo? Pois é. Os mais antenados, quando pensam nesse tema, lembram das obras do ponto de vista masculino da história, casos de Erico Verissimo, Bernardo Kucinski, Marcelo Rubens Paiva e... leia mais

Estatísticas

Desejam46
Trocam9
Avaliações 4.1 / 128
5
ranking 44
44%
4
ranking 33
33%
3
ranking 17
17%
2
ranking 5
5%
1
ranking 2
2%

20%

80%

Adriano
cadastrou em:
09/04/2012 10:43:55
Alê | @alexandrejjr
editou em:
26/05/2022 14:48:41

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR