Tudo Que Você Precisa Ler Sem Ser um Rato de Biblioteca

Tudo Que Você Precisa Ler Sem Ser um Rato de Biblioteca Luiz Carlos Lisboa


Compartilhe


Tudo Que Você Precisa Ler Sem Ser um Rato de Biblioteca


Guia do Melhor da Literatura Brasileira




Coletâneas, seleções, guias e roteiros de literatura estão sujeitos a críticas não raro inflamadas, uma vez que obedecem a escolha pessoal do autor. Para evitar este tipo de saia justa, o jornalista, crítico literário e escritor Luiz Carlos Lisboa se apresenta como simples “bússola”, um instrumento que auxilia a navegação no vasto e conturbado oceano da literatura em seu Tudo o que você precisa ler sem ser um rato de biblioteca, volume 1 – guia do melhor da literatura brasileira. Lançado originalmente em 1972, o trabalho ressurge revisto, ampliado e dividido em dois volumes, com o segundo, dedicado à literatura internacional, previsto para outubro. O essencial na pesquisa de Lisboa é que ela não se limita a indicar e comentar as obras selecionadas, mas oferece um resumo biobibliográfico de cada escritor, situando-o no tempo e no espaço, além de fornecer detalhes e curiosidades sobre cada um dos livros, num total de 135 nacionais e 207 internacionais. No prefácio do primeiro volume – que foi dividido nos verbetes romance, conto, teatro, poesia e no verbete único, ensaio, memória, crítica, crônica e oratória –, o autor lembra, por exemplo, que a primeira biblioteca pública brasileira foi inaugurada na Bahia, em 1811. Pode parecer incrível, mas aconteceu 30 anos antes dos Estados Unidos.

|...| Nesta obra de referência, o crítico e jornalista Luiz Carlos Lisboa selecionou 135 criações literárias que considera indispensáveis para a formação do leitor. A relação, em forma de guia, possibilita a escolha dos títulos e observar o desenvolvimento das diferentes escolas literárias. Com texto leve e preciso, Lisboa analisa, revela detalhes e curiosidades sobre cada título e seu autor. Abrange desde a obra do Padre José de Anchieta, passando por Lima Barreto, Guimarães Rosa, Rubem Fonseca, até os contemporâneos. Especialmente recomendado para estudantes.

Almanaques / Comunicação / Crônicas / Didáticos / Técnico / Educação / Ensaios / Entretenimento / História / Literatura Brasileira

Edições (2)

ver mais
Tudo Que Você Precisa Ler Sem Ser um Rato de Biblioteca
Tudo o Que Você Precisa Ler Sem Ser um Rato de Biblioteca

Similares

(67) ver mais
No Mundo dos Livros
 Fantasmas na Biblioteca
O Prazer de Ler os Clássicos
Tudo o Que Você Precisa Ler Sem Ser um Rato de Biblioteca guia do melhor da Literatura Internacional

Resenhas para Tudo Que Você Precisa Ler Sem Ser um Rato de Biblioteca (1)

ver mais
on 29/11/09


Nada a acrescentar na resenha, mas corrigir o nome do autor: LUIZ CARLOS LISBOA... leia mais

Estatísticas

Desejam26
Trocam2
Avaliações 3.6 / 14
5
ranking 29
29%
4
ranking 21
21%
3
ranking 36
36%
2
ranking 7
7%
1
ranking 7
7%

46%

54%

Vivi
cadastrou em:
29/11/2009 21:51:08
orffeus
editou em:
26/08/2017 18:50:49