UM AMOR EM MOVIMENTO

UM AMOR EM MOVIMENTO Fernando Moraes


Compartilhe


UM AMOR EM MOVIMENTO #1


Filosofia do sentimento




Joan Garcez, professor de uma importante universidade, acredita que a filosofia deve impactar o coração das pessoas, despertando vontades, desejos, sonhos e desafios. Martina Perez, filha de médicos de uma família tradicional de Santiago, sempre se sentiu incomodada com o meio social em que foi criada, rodeada pelo luxo e riqueza, bem diferente dos pacientes do hospital público em que trabalha. E compartilhando o sofrimento dos outros, ela se torna defensora da humanização da medicina.

Os dois se conhecem de forma pouco convencional, e após alguns rápidos encontros, iniciam um desafio peripatético, ou seja, caminhar pelos arredores da universidade enquanto discorrem sobre diversos assuntos. Juntos pensarão em alternativas para a construção de um novo estado social de convivência, ao mesmo tempo em que Martina busca uma solução para amenizar o sofrimento de um pequeno paciente no hospital. E com a ajuda do amor, a vida passa a ganhar possibilidade de ser mais preciosa e encantadora para todos.

___

Neste romance roteirizado pela filosofia, Fernando Moraes conta a história de Joan Garcez e Martina Perez, dois professores de uma importante universidade de Santiago, no Chile. Um enredo com personagens que vivem em mundos diferentes, onde Joan é filósofo e tem em Pablo Neruda a sua maior referência, tendo nascido em meio a muitas privações sociais. Já Martina Perez, também professora, é oriunda de uma família tradicional da elite chilena. Com uma história de vida bem diferente de Joan, ela cresceu em meio ao luxo e conforto, e estudou nos melhores colégios, até se formar em Medicina.

Ambos decidem fazer caminhadas peripatéticas pela universidade, um método criado por Aristóteles, que andava com seus discípulos pelos arredores da escola enquanto discorria sobre diversos assuntos. Em cada capítulo, um autor é referenciando através do diálogo proposto na caminhada do dia, sendo: Hannah Arendt, Gilles, Shopenhauer, Voltaire, Pablo Neruda, Jesus Cristo e outros. A cada passo, Joan e Marina tratam sobre temas como alteridade, solidariedade, cidadania, tolerância, sociedade de consumo, socialismo cristão, política, pertencimento e, sobretudo, o sentimento mais verdadeiro, o amor.

Uma história norteada com olhares de pessoas de mundos diferentes, escrita de forma simples e atual, sendo a troca de impressões a grande riqueza das reflexões.

Autoajuda / Ficção / Filosofia / Literatura Brasileira / Romance

Edições (1)

ver mais
UM AMOR EM MOVIMENTO

Similares


Resenhas para UM AMOR EM MOVIMENTO (3)

ver mais
Por Thaisa Lima no blog Minha Contracapa
2 weeks, 2 days ago


Se tem uma coisa que eu gosto de fazer é filosofar. Tudo bem que faço muito isso com meus botões, ou em meus textos, quando divago sobre os mais variados temas. Sou uma apaixonada por filosofia, apesar de não conhecer quase nada sobre os grandes pensadores. Quando me deparei com Um amor em movimento e vi que o autor aborda os pensamentos filosóficos de uma forma descomplicada, quis imediatamente começar a leitura. Conhecemos Joan Garcez, um professor de filosofia de uma universidade... leia mais

Estatísticas

Desejam66
Trocam1
Avaliações 4.7 / 9
5
ranking 78
78%
4
ranking 11
11%
3
ranking 11
11%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

11%

89%

Guilherme Zacarias
cadastrou em:
09/03/2018 12:58:25
Pri Paiva
editou em:
15/03/2018 12:03:09
Pri Paiva
aprovou em:
15/03/2018 12:03:23