Um belo diploma

Um belo diploma Scholastique Mukasonga


Compartilhe


Um belo diploma





Como salvar uma filha de uma morte certa? Talvez, como crê o pai de Scholastique Mukasonga, confiando-a à escola, a fim de que ela obtenha um belo diploma. Assim, ela não será mais nem tutsi nem hutu. Ela atingirá o status inviolável de evoluída.

É justamente para obter um diploma, que a menina será obrigada a tomar o caminho do exílio. Ela passará de país em país, do Burindi à Djibouti, até chegar à França. Ao longo da travessia, às vezes, as chances prometidas por este papel parecem uma certeza. Noutras, desaparecem como uma miragem. Mas ao fim, como lhe havia dito seu pai, este belo diploma será um talismã, para sempre uma fonte de energia, que permitirá a ela superar a desesperança, a desilusão e a desventura.

Em Um belo diploma, Scholastique Mukasonga volta à sua veia autobiográfica, com seu estilo fluido, pleno de humor e de fantasia, que resulta em apaixonantes relatos de suas memórias – dolorosas sim, mas também belas e inspiradoras.

Biografia, Autobiografia, Memórias / Literatura Estrangeira

Edições (1)

ver mais
Um belo diploma

Similares


Resenhas para Um belo diploma (1)

ver mais
on 9/9/21


Qual o poder da educação na transformação de uma vida? Nessa obra biográfica, Mukasonga nos descreve uma trajetória cheia de exílios e dificuldades para conseguir o sonhado diploma que seu pai tanto queria, e que efetivamente mudou sua vida. Assim como nas outras obras da autora, o Genocídio que ocorreu em Ruanda em 1994 sempre está presente e marcou a família de Mukasonga, por ela ser da minoria Tutsi.... leia mais

Estatísticas

Desejam33
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.2 / 52
5
ranking 44
44%
4
ranking 50
50%
3
ranking 6
6%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

14%

86%

andre
cadastrou em:
04/11/2020 10:26:06
Jenifer
editou em:
08/11/2020 22:41:20

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR